Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54874

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPACHECO, Mariana Pimentel Fischer-
dc.contributor.authorSIQUEIRA, Gustavo de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-01-29T21:10:07Z-
dc.date.available2024-01-29T21:10:07Z-
dc.date.issued2022-10-24-
dc.date.submitted2023-12-26-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Gustavo de Oliveira . Encontrando o Crime: o discurso reativo à violência do ativismo LGBT da Região Metropolitana do Recife. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Direito) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54874-
dc.description.abstractEste trabalho pretende rastrear as formas em que a categoria crime é mobilizada pelo ativismo LGBT da Região Metropolitana do Recife para pensar as estratégias de revide à violência LGBTfóbica. Realizou-se, então, oito entrevistas narrativas com ativistas de movimentos LGBT no território, sendo três entrevistas selecionadas e analisados todos os trechos que constavam a categoria “crime”, “educação” e outros termos equivalentes, respeitando a ordem de suas respectivas enunciações. A educação foi eleita enquanto uma categoria de análise, tendo em vista o seu acionamento recorrente pelas ativistas e usualmente de forma contraposta à estratégia da criminalização. Ainda, o trabalho se valeu de situações etnográficas a partir de uma autoetnografia da práxis política do pesquisador para propor direcionamentos analíticos. Desse modo, explorou-se os múltiplos sentidos que a categoria crime pode adquirir a partir principalmente da criminalização da LGBTfobia, assim como descreveu-se as distintas expectativas das ativistas quanto a essa tática. A estratégia educadora, que envolve pensar a chegada das políticas sexuais dos movimentos LGBT nas escolas, foi analisada de modo a entender seus desafios e as suas (des)aproximações com o crime. Percebeu-se, nesse sentido, como os pânicos morais ao redor dessa pauta articulariam o crime e o medo, de modo a fazer com que a educação sexual e de gênero nas escolas fosse investida por falas do crime. É, nesse contexto, que se percebe uma contraposição distinta daquela referente a um antagonismo puro inicialmente descrito entre as duas estratégias. Fala-se de uma espécie de contraposição estratégica: as táticas da educação e do crime ora se contradizem por perspectivas temporais e de efeito, ora se compreendem e se aproximam a partir de um espectro no qual narrativas sobre o crime se tornam um elemento comunal.pt_BR
dc.format.extent67p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLGBTfobiapt_BR
dc.subjectCrimept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDireito Antidiscriminatóriopt_BR
dc.titleEncontrando o Crime: o discurso reativo à violência do ativismo LGBT da Região Metropolitana do Recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7481163058292251pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8564532125332975pt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to track the ways in which the crime category is mobilized by LGBT activism in the Metropolitan Region of Recife to think about strategies to fight back against LGBTphobic violence. Eight narrative interviews were then carried out with activists from LGBT movements in the territory, with three interviews selected and all the excerpts that included the category “crime”, “education” and other equivalent terms were analyzed, respecting the order of their respective enunciations. Education was chosen as a category of analysis, in view of its recurrent activation by activists and usually in opposition to the strategy of criminalization. Moreover, the investigation made use of ethnographic situations from an autoethnography of the researcher's political praxis to propose analytical directions. In this way, the multiple meanings that the crime category can acquire from the criminalization of LGBTphobia were explored, as well as the different expectations of activists regarding this tactic. The educational strategy, which involves thinking about the arrival of the LGBT movements’ sexual policies in schools, was analyzed in order to understand its challenges, and its distances and approximations with the crime. It was noticed, in this sense, how the moral panics around this agenda would articulate crime and fear, in order to make sex and gender education in schools invested by narratives of crime. It is, in this context, that a contrast distinct from the pure antagonism initially described between the two strategies is perceived, more as a strategic contrast: the tactics of education and crime sometimes contradict each other because of their time and effects differences, but they are sometimes understood and approached from a spectrum in which narratives about crime become a communal element.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Direitopt_BR
dc.degree.departament::(CCJ-DTGDP) - Departamento de Teoria Geral do Direito e Direito Privadopt_BR
dc.degree.graduation::CCJ-Curso de Direitopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Gustavo de Oliveira Siqueira.pdf729,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons