Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5487
Título: Modelo de priorização de projetos de automação em uma empresa de saneamento
Autor(es): Teresa Araújo de Lima, Maria
Palavras-chave: Automação; Saneamento; Decisão multicritério; Gerenciamento de múltiplos projetos
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Teresa Araújo de Lima, Maria; Hazin Alencar, Luciana. Modelo de priorização de projetos de automação em uma empresa de saneamento. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: A priorização de projetos está entre os principais problemas enfrentados pelos gerentes de múltiplos projetos. A tendência natural que há quando projetos são gerenciados simultaneamente da necessidade de utilização simultânea de um mesmo recurso por projetos distintos faz com que o problemas se amplie. Desta forma, uma vez que o gerenciamento de projetos tem sido cada vez mais utilizado por empresas que tem como característica a elaboração e a implementação dos mesmos, este assunto faz parte do cotidiano de diversos gerentes. No entanto, ainda está distante do suficiente a quantidade de trabalhos relativos a esta área, com destaque para os projetos relacionados à área de saneamento. Por fazerem parte de um setor diretamente relacionado a órgãos estatais onde a estrutura hierárquica é bastante forte e presente, dificultando o gerenciamento de projetos e em especial o de portfólios, a produção de água tratada e o tratamento de efluentes ainda necessitam de aprimoramento das técnicas utilizadas para gerenciamento de projetos. Além disso, é necessário que as técnicas utilizadas atendam às suas necessidades específicas, que possuem características um pouco distintas das utilizadas na iniciativa privada. Assim, com o objetivo de aprimorar as técnicas de priorização de projetos para o gerenciamento de múltilos projetos, este trabalho analisa a gerência de automação de uma empresa pública de saneamento e propõe a utilização do método multicritério de apoio à decisão PROMETHEE I para auxiliar o gerente de portfólio a priorizar os seus projetos, utilizando critérios e pesos extraídos da realidade da gerência através de entrevistas realizadas com os envolvidos no processo. O modelo utilizado foi considerado satisfatório, atendendo às necessidades da companhia e do gerente de múltiplos projetos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5487
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5609_1.pdf1,8 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.