Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54868
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LUCIANO, Dilma Tavares | - |
dc.contributor.author | ALCOFORADO, Luciane Maria Guedes | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-29T17:44:24Z | - |
dc.date.available | 2024-01-29T17:44:24Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-27 | - |
dc.identifier.citation | ALCOFORADO, Luciane Maria Guedes. Metodologias ativas para a competência leitora do aluno do 9º Ano – séries finais: uma experiência com a Prova Mira. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54868 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho surge da preocupação com a busca por estratégias didáticas que regulem condições efetivas para o trabalho pedagógico através da verificação da competência leitora de estudantes do 9o Ano do Ensino Fundamental, diante dos baixos índices de desempenho verificados nos exames nacionais (SAEPE E SAEB) e internacionais (PISA) de avaliação do ensino básico, e especialmente face aos resultados obtidos nos anos de 2000, 2009 e 2012, os quais revelaram estagnação no desempenho dos estudantes. Ainda mais alarmante foi o declínio verificado no exame realizado em 2015, quando o Brasil figurou, então, entre os dez piores países analisados. Diante desse fato, e da demanda sobre os professores da rede pública de ensino de Pernambuco por letramento digital exigido para aplicação da ProvaMira e da utilização da Plataforma FOCO – PE, a presente pesquisa objetivou observar esses dois artefatos digitais para propor a adoção da Metodologia Ativacom a Abordagem Baseada em Equipe (ABE), nos moldes propostos por Mattar (2017), para desenvolvimento da competência leitora dos estudantes. Respalda-se na crença em que a cooperação entre os pares típica da ABE representa uma fundamental estratégia didático-pedagógica para a cultura de aprendizagem na atualidade. Tem, assim, como problema norteador da investigação, caracterizada como pesquisa qualitativa e com abordagem descritiva, refletir sobre o fenômeno da inferência em atividades de leitura, para alunos do 9o ano, série final do ensino fundamental, com a proposição de um modelo didático-pedagógico de interação por meio de tecnologia digital, mais especificamente, pela cooperação entre os pares no interior de ambientes virtuais organizados no GOOGLECLASSROOM e no KAHOOT. Para tanto, a discussão teórica sobre o fenômeno de leitura toma porbase os postulados oferecidos por Marcuschi (1996), Marcuschi e Xavier (2004); Cosson (2014), Leffa (1996) e Rojo (2012) para o ensino de leitura; e Ausubel (1978)para discutir a noção de colaboração e sua relação com o sucesso daaprendizagem, sem desconsiderar os preceitos socioconstrutivistas dos mestresVygotsky e Freire (1983), visto que defendem uma aprendizagem decorrente também de um processo social. Pretende, assim, contribuir com as discussõesacerca da necessária inovação pedagógica relativa à demanda por mais autonomia na aprendizagem e desenvolvimento da competência comunicativa numa perspectiva sociointeracionista. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de leitura | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Avaliações externas | pt_BR |
dc.subject | Compreensão textual | pt_BR |
dc.title | Metodologias ativas para a competência leitora do aluno do 9º Ano – séries finais : uma experiência com a Prova Mira | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3977024955215245 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0855171085871723 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras (Profletras) | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work intends to bring didatical strategies to regular effective conditions in pedagogy with verification from capacity to read from 9th grade from low indexes of performance in the national examinations (SAEPE and SAEB) and the international examination (PISA) which evaluate basic education, and specially with the results got from 2000, 2009 and 2012 years which showed stagnation in the results from the students. Even more alarming decline saw inthe examination in 2015, when Brazil was present among the worst. Against this and the demand on public teachers fo Pernambuco for digital literacy required to application of Mira Examination and the use of Platfom FOCO – PE, this present research intended to observe these two digital artfacts to propose an adoption of Active Methdology with the Based Team Approach (ABE in Portuguese) like Mattar (2017), to improve students reading habilities. It backs up in beliefs from typical cooperation among ABE partners which is a fundamental didactic and pedagogical stategy to actual learning. So it has like guiding of investigation, featured qualitative search and with descriptive approach, to reflect about phenomenom from inference in reading habits in 9th grade, final grade in elementary school. With the propose of a model didactic and pedagogicalof interaction using digital technology more specifically with cooperation among parteners from inside virtual ways organized by GOOGLE CLASSROOM and KAHOOT. For this, the theoretical discussion about the phenomenom of reading is based in postulates from Marcuschi (1996), Marcuschi and Xavier (2004); Cosson (2014), Leffa (1996) and Rojo (2012) to reading teach; and Ausubel (1978) to discuss notion of cooperation and its relation about learning succesfull, without disregard the precepts socioconstrutivist from Vygotsky and Freire (1983), since they defend learning from social process. So, it intends to contribute with discuss about the necessary pedagogical innovation from the demands for more authonomy in learning and development from capacity of communication inside notion of socialinterationist. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Luciane Maria Guedes Alcoforado.pdf | 4,4 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons