Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54864

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBELLEMAIN, Paula Moreira Baltar-
dc.contributor.authorMORAIS, Leonardo Bernardo de-
dc.date.accessioned2024-01-29T17:12:51Z-
dc.date.available2024-01-29T17:12:51Z-
dc.date.issued2022-06-13-
dc.identifier.citationMORAIS, Leonardo Bernardo. Grandezas e medidas no ensino fundamental brasileiro. 2022. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54864-
dc.description.abstractEsta pesquisa investigou a relação entre a grandeza e sua medida na Matemática do ensino fundamental brasileiro e visou compreender as razões que levaram à ênfase na medida em detrimento da grandeza. A fundamentação está ancorada no modelo didático-matemático para o conceito de área (DOUADY; PERRIN-GLORIAN, 1989), em aportes da Teoria dos Campos Conceituais (TCC) (VERGNAUD, 1990) e em construtos da Teoria Antropológica do Didático (TAD) (CHEVALLARD, 1991). A mesma está organizada em três estudos. No primeiro, problematizou-se a relação entre grandeza e medida na educação básica, à luz da TCC. No segundo, fez-se uma análise ecológica de grandeza na matemática do ensino fundamental brasileiro e no terceiro, analisou-se do ponto de vista epistemológico o conceito de grandeza no saber sábio. Com a TCC e à luz do modelo didático-matemático, constatou-se, tanto em pesquisas mais recentes, como em outras realizadas há mais de uma década, que estudantes de diferentes países e de diferentes etapas de escolarização apresentam dificuldades em distinguir a grandeza de sua medida e, no caso de comprimento, de área e de volume, persiste a não dissociação entre a grandeza e o objeto geométrico. Sob o arcabouço da TAD, constatou-se a prevalência da medida nos documentos curriculares nacionais (RCNEI, PCN, BNCC) e em uma coleção de livros didáticos. A análise epistemológica revelou que o conceito de grandeza esteve filiado inicialmente às práticas sociais e à ideia de fenômeno associado a objetos e, mais tarde, a uma estrutura matemática, com realce para a medida. Com isso, a ênfase nos aspectos numéricos e algébricos no ensino do domínio das grandezas e medidas enquanto saber a ser ensinado na matemática do ensino fundamental brasileiro está relacionada a fatores tais como: evolução do conceito de grandeza enquanto saber sábio ao longo da história da matemática, usos sociais das grandezas e medidas e ecologia das grandezas e medidas nas demais etapas da educação básica.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEcologiapt_BR
dc.titleGrandezas e medidas no ensino fundamental brasileiropt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLIMA, Paulo Figueiredo-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5656565270700381pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1264702708331679pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThis research investigated the relationship between magnitude and its measure in brazilian elementary school mathematics and aimed to understand the reasons that led to the emphasis on measure to the detriment of magnitude. The theoretical basis is anchored in the didactic- mathematical model for the concept of area (DOUADY; PERRIN-GLORIAN, 1989), in contributions from the Conceptual Field Theory (CFT) (VERGNAUD, 1990) and in constructs from the Anthropological Theory of the Didactic (ATD) (CHEVALLARD, 1991). It is a theoretical research organized into three studies. In the first one, the relationship between magnitude and measure in basic education was problematized, based on CFT. In the second, an ecological analysis of magnitude in brazilian school mathematics was carried out and in the third, the concept of magnitude in so called savoir savant (ATD) was analyzed from an epistemological point of view. With the ATD and based on the didactic-mathematical model, it was found, both in more recent researches, as in others carried out since a decade ago, that students from different countries and different stages of schooling have difficulties in dissociating the magnitude of its measurement and, in the case of length, area and volume, do not dissociate between the magnitude and the geometric object persists. Under the ATD framework, the prevalence of the measure was found in national curriculum documents (RCNEI, PCN, BNCC, PCN+) and in a collection of textbooks. The epistemological analysis revealed that the concept of magnitude was initially linked to number, social practices and the idea of phenomenon associated with objects, and later to a mathematical structure, with highlighting for measure. Thus, the emphasis on numerical and algebraic aspects in teaching the domain of quantities and measures as knowledge to be taught in mathematics in Brazilian elementary school is related to factors such as: evolution of the concept of magnitude as wise knowledge throughout the history of mathematics, the social uses of magnitudes and measures and the ecology of magnitudes and measures in the other stages of basic education.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7628496873937151pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Leonardo Bernardo de Morais.pdf2,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons