Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54802

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALENCAR, Maria Fernanda dos Santos-
dc.contributor.authorSILVA, Emily Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-01-26T15:16:29Z-
dc.date.available2024-01-26T15:16:29Z-
dc.date.issued2023-12-07-
dc.identifier.citationSILVA, Emily Rodrigues. O impacto da pandemia do COVID 19 sob o prisma dos(das) estudantes assistidos(as) pela política de assistência estudantil da unidade acadêmica de Serra Talhada/UFRPE. 2023. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54802-
dc.description.abstractA pandemia do Covid 19 se alastrou no Brasil de forma veemente em março de 2020 e potencializou a desigualdade social. Vivenciou-se nesse período uma forma de organização político-econômica que aprofundou as expressões da questão social ao passo que deslegitimava as históricas conquistas sociais materializadas em direitos sociais. A política de educação superior pública foi uma das que mais sofreu com as medidas tomadas ao longo da histórica mais recente pelas intervenções realizadas durante a gestão do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro por meio de cortes no orçamento público que configuraram o desfinanciamento e contribuíram para a precarização das IFES. O isolamento social, como medida de diminuição da disseminação do vírus SARS CoV-2, provocou o esvaziamento temporário das IFES. Assim, a comunidade acadêmica reconfigurou suas formas de desenvolvimento das atividades. Diante deste contexto, este estudo buscou compreender os impactos causados pela pandemia do Covid 19 na realidade dos (as) estudantes assistidos (as) pela política de assistência estudantil da Unidade Acadêmica de Serra Talhada, a qual compõe a UFRPE. A pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório e teve como participantes os (as) discentes inseridos (as) na modalidade Apoio Acadêmico do Programa de Apoio ao Discente. Para a coleta de dados foram utilizados o formulário Google Forms e a entrevista semiestruturada. A técnica de análise de dados foi a Análise de Conteúdo (Bardin, 1977) e utilizou-se do software Iramuteq para compreender as interligações entre as falas dos (as) entrevistados (as). Os resultados identificaram: 1) que o impacto da pandemia do Covid 19 para os(as) discentes ocorreu de forma diferente para determinados grupos de estudantes assistidos(as) de acordo com a localização geográfica em cuja família de origem está inserida; 2) a dualidade da política de assistência estudantil; 3) a importância das ações de assistência estudantil para a permanência e conclusão de estudantes em situação de vulnerabilidade social; 4) os principais obstáculos que marcam a assistência estudantil.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica Socialpt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades públicaspt_BR
dc.subjectEstudantes - Estratificação socialpt_BR
dc.titleO impacto da pandemia do COVID 19 sob o prisma dos(das) estudantes assistidos(as) pela política de assistência estudantil da unidade acadêmica de Serra Talhada/UFRPEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8245408726174499pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5535666132266910pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxThe Covid 19 pandemic spread vehemently in Brazil in March 2020 and increased social inequality. During this period, a form of political-economic organization was experienced that deepened the expressions of the social issue while delegitimizing historical social achievements materialized in social rights, consequently social inequalities increased. The public higher education policy was one of those that suffered most from the measures taken throughout history, more recently, due to the interventions carried out during the administration of former president Jair Messias Bolsonaro through cuts that resulted in defunding and contributed to precariousness of IFES. The pandemic has deepened these inequalities. Social isolation, as a measure to reduce the spread of the SARS CoV-2 virus, caused the temporary emptying of IFES. Thus, the academic community reconfigured its ways of developing activities. Therefore, this study understood the impacts caused by the Covid 19 pandemic on the reality of students assisted by the student assistance policy of the Serra Talhada Academic Unit, a Unit that makes up UFRPE. Understanding this context was based on a qualitative methodological approach, of a descriptive and exploratory nature. The research subjects were students included in the Academic Support modality of the Student Support Program. For data collection, the Google Forms form and semi-structured interviews with five students were used. The data analysis technique was based on the conception of Bardin (1977) and used the Iramuteq software to understand the interconnections between the interviewees. From this, it was possible to describe the reality experienced by students assisted by PNAES, during the period of the covid19 pandemic, identify the main difficulties faced by students assisted by PNAES during the period of the covid 19 pandemic and verify the direct and indirect impacts of assistance programs student in the reality experienced by students assisted in the pandemic scenario. The research made it possible to understand aspects that, after the expansion and internalization of IFES, have not yet been included in research documents: the impact of the covid 19 pandemic on students occurred differently for certain groups of students assisted according to with the location of origin, in addition, the results obtained confirmed the duality of the student assistance policy while both ratifying the importance of student assistance actions and highlighting their main obstacles.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Emily Rodrigues Silva.pdf2,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons