Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54768

Comparte esta pagina

Título : Eventos supostamente atribuíveis a vacinação ou imunização (ESAVI) contra a COVID-19 em adultos e idosos no Brasil – uma revisão de escopo
Autor : SANTOS, William França dos
Palabras clave : Reação no Local da Injeção; Adultos; Idosos; Vacina contra o COVID-19
Fecha de publicación : 9-oct-2023
Citación : SANTOS, William França dos. Eventos supostamente atribuíveis a vacinação ou imunização (ESAVI) contra a COVID-19 em adultos e idosos no Brasil – uma revisão de escopo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : O evento adverso pós vacinação é classificado como qualquer ocorrência clínica indesejável em indivíduos que tomaram algum imunobiológico. Podem ser sistêmicos ou locais, e são classificados quanto a intensidade (casos leves e graves). O objetivo desta revisão é identificar na literatura científica, os tipos de eventos supostamente atribuíveis e seus fatores associados e relacionados à vacinação pela Covid-19 em adultos e idosos no Brasil. Trata-se de uma revisão de escopo, baseada no protocolo proposto pelo Joanna Briggs Institute, utilizando as diretrizes do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR). Dos 14 estudos incluídos, 9 são relatos de caso, 3 são estudos descritivos e 1 é um estudo ecológico. A presente revisão demonstra que é frequente a ocorrência de eventos supostamente atribuíveis a vacinação ou imunização, majoritariamente, os eventos adversos não graves (edema, cefaleia, reação no local da aplicação, dor, rubor e sensibilidade) contudo, eventos adversos graves também foram relatados, como trombose do sistema nervoso central, convulsões, dispneia, paralisias faciais e óbitos (a grande maioria dos óbitos foram de idosos, com condições preexistentes e fatores de risco associados). A predominância dos casos de ESAVI relatados nos estudos foram relacionados ao imunizante da Oxford-AstraZeneca e ocorreram principalmente em mulheres, na faixa etária de 30 a 50 anos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54768
Aparece en las colecciones: (TCC) - Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC WILLIAM FRANCA DOS SANTOS.pdf379,57 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons