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Título: Aspectos motivacionais e desafiadores para a permanência de pessoas negras na área de computação: um estudo de caso nos cursos de graduação do Centro de Informática da UFPE
Autor(es): VAZ, Juliano Cezar Teles
Palavras-chave: Pessoas negras; Desafios; Motivações; Computação; Graduação; Permanência; Diversidade; Inclusão; Centro de Informática; CIn
Data do documento: 7-Dez-2021
Citação: VAZ, Juliano Cezar Teles. Aspectos motivacionais e desafiadores para a permanência de pessoas negras na área de computação: um estudo de caso nos cursos de graduação do Centro de Informática da UFPE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Nas últimas décadas, Diversidade, Inclusão e Equidade (DIE) tem sido pauta dentro da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Quando pensamos em Educação em Computação, apesar da quantidade de anos e de trabalhos, ainda há lacunas a serem investigadas em relação a grupos sub-representados ao que tange nacionalidades, questões de gênero e étnicorraciais, pessoas com deficiência, etc. Ainda que com a interseccionalidade em diversos contextos nas pesquisas, existe dessimetria nas pesquisas com estes públicos e suas interseções. No Brasil, essa diferença se torna mais evidente, cuja a maioria dos trabalhos é focado em questões de gênero. Encontra-se também trabalhos nas áreas de Educação e Computação sobre acesso e evasão, mais pouco se sabe em relação a permanência e conclusão para esses grupos sub-representados na computação no Brasil. Nesse sentido, a partir da premissa do histórico- social brasileiro e a relação da população negra com a constituição da educação como direito fundamental, sobretudo, a educação superior - nos últimos anos apoiada por políticas públicas, este trabalho investigou, a partir da premissa acima, aspectos motivacionais e desafiadores para a permanência de pessoas negras na graduação em computação e os indícios de seu perfil socio-demográfico. Para fundamentar foi feita uma revisão de literatura exploratória. Por se tratar de um estudo de caso, foi realizada coleta e análise de dados de estudantes negros e negras dos cursos de graduação - do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como instrumento de coleta foi utilizado um questionário (survey) com perguntas em sua maioria fechadas para discussão a partir de análise estatística descritiva. Os resultados demostram que os aspectos motivadores mais assinalados foram: Perspectiva de mudança de vida (Ascensão social); bons salários; oportunidades na indústria (Mercado) e interesse por tecnologia. Já os desafiadores foram: falta de preparo acadêmico; falta de apoio financeiro; falta de representatividade e falta de apoio institucional e familiar. Os respondentes, negros, sinalizaram bom tratamento dos professores, técnicos administrativos, e alunos do centro para com os estudantes negros do centro. Entretanto, em alguns depoimentos foram observados microagressões do tratamento discriminatório racial indireto, fruto do racismo institucional tanto por alunos quanto por professores. Os resultados ainda confrontam a permanência na academia, com a permanência em computação no mercado, pois os indícios do perfil mostram que a pessoa negra que permanece no CIn trabalha. Além disso, é homem hétero cisgênero, teve educação básica e fundamental em escola privada, exceto do médio em escola pública, tem entre 19-25 anos, mora com mais de 2 pessoas, é pernambucano, tem renda familiar de até 2 salários mínimos per capita e não tiveram na pais ou avôs formados no ensino superior.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54755
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciência da Computação

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