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Título : Dualidade e contradições no projeto de educação profissional brasileiro
Autor : FARIAS, Rosane de Abreu
Palabras clave : formação Integrada; dualidade educacional; ensino médio integrado; educação profissional
Fecha de publicación : 2019
Citación : FARIAS, Rosane de Abreu. Dualidade e contradições no projeto de educação profissional brasileiro. Revista Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). V. 8 - N. 19 - Setembro-Dezembro de 2019 - ISSN 2316-9303. p.64-78
Resumen : O presente trabalho teve por objetivo discutir as contradições da formação profissional brasileira a partir da dualidade estrutural revelada pela relação capital-trabalho e seu reflexo na relação trabalho-educação. Buscou-se demonstrar a partir do estudos de Saviani (2003, 2007), Frigotto (2009) e Kuenzer (1997) como foi construída a dualidade educacional brasileira. Reconstituída a historicidade desse processo, utilizou-se de Rodrigues (1998), Ramos (2011, 2013) e Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005) para ressaltar os sentidos de uma formação integrada a partir dos conceitos de Politecnia de Marx e Engels, e de escola Unitária de Gramsci. Assim, da confluência dos estudos de Rodrigues (1998) e Ramos (2013) foram configurados os quatros sentidos da integração da educação profissional ao ensino médio: o ético-político, o filosófico, o epistemológico e o pedagógico, como "travessia" para o ideal de politecnia.
Descripción : Todas as notas de rodapé, estão no final do texto
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54709
ISSN : 2316-9303
Aparece en las colecciones: Artigo - Ciências Humanas

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