Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54704

Comparte esta pagina

Título : A influência do ambiente construído na interação social do idoso institucionalizado
Autor : SOUZA, Amaury Alyson Teodoro de
Palabras clave : Design; Ergonomia do ambiente construído; Percepção do usuário; Instituição de Longa Permanência; Teoria das facetas
Fecha de publicación : 28-jul-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SOUZA, Amaury Alyson Teodoro de. A influência do ambiente construído na interação social do idoso institucionalizado. 2023. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : Com o envelhecimento da população, surge a preocupação em fornecer condições adequadas de assistência aos idosos. Muitos deles vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPIs), que estão sendo incorporadas aos centros urbanos devido à rápida expansão urbana. Os ambientes construídos desempenham um papel crucial na qualidade de vida dos idosos, permitindo uma maior interação social e emocional. A hipótese inicial surge do preceito de que questões de privacidade, segurança e identidade favorecem essa interação social do idoso. Essas questões foram associadas aos aspectos ambientais e emocionais para avaliar a influência do ambiente construído na interação social de idosos institucionalizados. Para isso, duas ILPIs foram utilizadas como objetos de estudo. Uma das instituições está situada no centro urbano da cidade de Caruaru, no Parque 18 de Maio, onde fica localizada a feira de Caruaru, e a outra está isolada do perímetro urbano da cidade de Bezerros no bairro Encruzilhada de São João. O presente estudo utilizou a Teoria das Facetas (TF) como base para investigar a interação social de idosos institucionalizados em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Para coletar os dados, empregou-se o Sistema de Classificações Múltiplas (SCM), por meio de fotografias de ambientes internos e externos de ILPIs com diferentes variáveis ambientais, além de entrevistas estruturadas para identificar as atividades relacionadas à interação social dos idosos. Foram entrevistados 38 idosos institucionalizados. Os dados do SCM foram analisados usando a Análise da Estrutura de Similaridade (Similarity Structure Analysis - SSA). Os dados das entrevistas foram tabulados como variáveis categóricas em uma planilha do Microsoft Excel e apresentados em percentual. Os resultados indicaram que os atributos ambientais que mais influenciam a promoção da interação social dos idosos institucionalizados são os relacionados à identidade e privacidade. Em relação às atividades de interação social, os idosos mencionaram observar o movimento e conversar com as pessoas na área externa da instituição. Na ILPI em que essa atividade não era possível, os idosos expressaram desejo por essas atividades. Com base nesses resultados, foram propostas recomendações projetuais que influenciam a interação social de idosos em ILPI.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54704
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Amaury Alyson Teodoro de Souza.pdf8,35 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons