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Título : Estudo do nível de conhecimento dos alunos do curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Pernambuco acerca do IFRS S1
Autor : MOTA, Caio César
Palabras clave : IFRS; Sustentabilidade; Contabilidade
Fecha de publicación : 3-oct-2023
Citación : MOTA, Caio César de Arruda. Estudo do nível de conhecimento dos alunos do curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Pernambuco acerca do IFRS S1. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : A divulgação de relatórios de sustentabilidade é uma tendência para um caminho para a transparência em uma economia mais sustentável sob diversos aspectos. As normas emitidas pelo IFRS, como a S1 e a S2 são instrumentos formais que buscam padronizar a emissão de relatórios de sustentabilidade. Para isso, é preciso que profissionais da área estejam conscientes das mudanças advindas de novas tendências da economia internacional. Diante da relevância inicial do que se propõe nos Requisitos Gerais para Divulgação de Informações Financeiras Relacionadas à Sustentabilidade – IFRS S1, a presente pesquisa tem por objetivo identificar o nível de conhecimento dos alunos ingressos e egressos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco com relação a emissão da referida norma. Para tanto, realizou-se uma coleta de dados por meio do Google Forms, enviado eletronicamente para os entrevistados da amostra. A análise foi feita baseada em gráficos e tabelas com as respostas obtidas e, com isso, obteve-se conclusões acerca da ciência dos alunos e profissionais acerca do tema. Os resultados obtidos evidenciam que 50% dos alunos nunca tiveram contato com o tema da sustentabilidade, além disso, 80% dos entrevistados, independentes se trabalham na área, afirmam não conhecer a norma S1. Em concordância com esse cenário, aproximadamente 6,67% dos entrevistados afirmaram conhecer as normas emitidas pelo IFRS, enquanto cerca de 40% afirmaram não ter conhecimento ou conhecer poucas regras do tema em questão. Ao mesmo tempo, pode-se observar a importância dada por eles a assuntos ligados à sustentabilidade, uma vez que 83,34% dos entrevistados, independentemente se tiveram ou não contato com o tema, concordam sobre a necessidade de disciplinas voltadas a esses assuntos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54686
Aparece en las colecciones: (TCC) - Ciências Contábeis

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