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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54686

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRODRIGUES, Raimundo Nonato-
dc.contributor.authorMOTA, Caio César-
dc.date.accessioned2024-01-23T11:01:39Z-
dc.date.available2024-01-23T11:01:39Z-
dc.date.issued2023-10-03-
dc.date.submitted2024-01-22-
dc.identifier.citationMOTA, Caio César de Arruda. Estudo do nível de conhecimento dos alunos do curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Pernambuco acerca do IFRS S1. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54686-
dc.description.abstractA divulgação de relatórios de sustentabilidade é uma tendência para um caminho para a transparência em uma economia mais sustentável sob diversos aspectos. As normas emitidas pelo IFRS, como a S1 e a S2 são instrumentos formais que buscam padronizar a emissão de relatórios de sustentabilidade. Para isso, é preciso que profissionais da área estejam conscientes das mudanças advindas de novas tendências da economia internacional. Diante da relevância inicial do que se propõe nos Requisitos Gerais para Divulgação de Informações Financeiras Relacionadas à Sustentabilidade – IFRS S1, a presente pesquisa tem por objetivo identificar o nível de conhecimento dos alunos ingressos e egressos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco com relação a emissão da referida norma. Para tanto, realizou-se uma coleta de dados por meio do Google Forms, enviado eletronicamente para os entrevistados da amostra. A análise foi feita baseada em gráficos e tabelas com as respostas obtidas e, com isso, obteve-se conclusões acerca da ciência dos alunos e profissionais acerca do tema. Os resultados obtidos evidenciam que 50% dos alunos nunca tiveram contato com o tema da sustentabilidade, além disso, 80% dos entrevistados, independentes se trabalham na área, afirmam não conhecer a norma S1. Em concordância com esse cenário, aproximadamente 6,67% dos entrevistados afirmaram conhecer as normas emitidas pelo IFRS, enquanto cerca de 40% afirmaram não ter conhecimento ou conhecer poucas regras do tema em questão. Ao mesmo tempo, pode-se observar a importância dada por eles a assuntos ligados à sustentabilidade, uma vez que 83,34% dos entrevistados, independentemente se tiveram ou não contato com o tema, concordam sobre a necessidade de disciplinas voltadas a esses assuntos.pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIFRSpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.titleEstudo do nível de conhecimento dos alunos do curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Pernambuco acerca do IFRS S1pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7872010912743566pt_BR
dc.description.abstractxThe disclosure of sustainability reports is a trend towards transparency in a more sustainable economy in many ways. The standards issued by the IFRS, such as S1 and S2, are formal instruments that seek to standardize the issuing of sustainability reports. To achieve this, professionals in the field need to be aware of the changes arising from new trends in the international economy. Given the initial relevance of what is proposed in the General Requirements for the Disclosure of Financial Information Related to Sustainability - IFRS S1, the aim of this research is to identify the level of knowledge of students and graduates of the Accounting course at the Federal University of Pernambuco in relation to the issuance of this standard. To this end, data was collected using Google Forms, sent electronically to the interviewees in the sample. The analysis was based on graphs and tables, establishing inferences and correlations between the answers obtained and, with this, drawing conclusions about the students' and professionals' awareness of the issue. The results obtained show that 50% of the students have never had contact with the subject of sustainability, and 80% of those interviewed, regardless of whether they work in the area, say they are not aware of the S1 standard. In line with this scenario, approximately 6.67% of those interviewed said they were familiar with the standards issued by the IFRS, while around 40% said they had no knowledge or little knowledge of the rules in question. At the same time, we can see the importance given by them to issues related to sustainability, since 83.34% of those interviewed, regardless of whether or not they have had contact with the subject, agree on the need for disciplines focused on these issues.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais pt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Ciências Contábeispt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

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