Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54664

Compartilhe esta página

Título: Alfabetização e letramento de surdos: o que dizem os estudantes de pedagogia da UFPE?
Autor(es): BIONE, Bianca Taise Nascimento de Lima
PEREIRA, Chrislãinny Rodrigues Nascimento
Palavras-chave: Alfabetização; Educação bilíngue; Letramento; Libras; Surdos
Data do documento: 28-Set-2023
Citação: BIONE, Bianca Taise Nascimento de Lima; PEREIRA, Chrislãinny Rodrigues Nascimento. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE SURDOS: o que dizem os estudantes de pedagogia da UFPE?. 2024. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar as compreensões dos estudantes do curso de Pedagogia da UFPE acerca da Alfabetização e Letramento de surdos. Pesquisa de cunho qualitativo, cuja coleta de dados ocorreu por meio de um questionário via Google Forms e entrevistas semiestruturadas no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. O público-alvo foram os discentes do segundo e do oitavo período do curso de Pedagogia. Os resultados mostraram que grande parte dos participantes possuem uma compreensão superficial sobre a temática. Os dados também revelaram que apenas os participantes que cursaram a disciplina de Libras e, principalmente, a eletiva de Alfabetização e Letramento de surdos, compreendem de modo mais aprofundado sobre o tema em questão. Conclui-se, portanto, que há necessidade de maior investimento de discussão no curso de Pedagogia da UFPE sobre Educação de Surdos, sobretudo acerca de Alfabetização e Letramento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54664
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Bianca Taise Nascimento de Lima Bione_e_Chrislainny Rodrigues Nascimento Pereira.pdf270,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons