Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54664
Compartilhe esta página
Título: | Alfabetização e letramento de surdos: o que dizem os estudantes de pedagogia da UFPE? |
Autor(es): | BIONE, Bianca Taise Nascimento de Lima PEREIRA, Chrislãinny Rodrigues Nascimento |
Palavras-chave: | Alfabetização; Educação bilíngue; Letramento; Libras; Surdos |
Data do documento: | 28-Set-2023 |
Citação: | BIONE, Bianca Taise Nascimento de Lima; PEREIRA, Chrislãinny Rodrigues Nascimento. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE SURDOS: o que dizem os estudantes de pedagogia da UFPE?. 2024. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo analisar as compreensões dos estudantes do curso de Pedagogia da UFPE acerca da Alfabetização e Letramento de surdos. Pesquisa de cunho qualitativo, cuja coleta de dados ocorreu por meio de um questionário via Google Forms e entrevistas semiestruturadas no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. O público-alvo foram os discentes do segundo e do oitavo período do curso de Pedagogia. Os resultados mostraram que grande parte dos participantes possuem uma compreensão superficial sobre a temática. Os dados também revelaram que apenas os participantes que cursaram a disciplina de Libras e, principalmente, a eletiva de Alfabetização e Letramento de surdos, compreendem de modo mais aprofundado sobre o tema em questão. Conclui-se, portanto, que há necessidade de maior investimento de discussão no curso de Pedagogia da UFPE sobre Educação de Surdos, sobretudo acerca de Alfabetização e Letramento. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54664 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Bianca Taise Nascimento de Lima Bione_e_Chrislainny Rodrigues Nascimento Pereira.pdf | 270,46 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons