Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54597

Compartilhe esta página

Título: Arteterapia como terapia complementar em cuidados paliativos
Autor(es): LIMA, Alicia Vitória Santos de
Palavras-chave: Cuidados Paliativos; Práticas Integrativas e Complementares; Arteterapia; Palliative Care; Complementary Therapies; Art Therapy
Data do documento: 25-Set-2023
Citação: LIMA, Alicia Vitória Santos de. Arteterapia como terapia complementar em cuidados paliativos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Farmácia Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Os cuidados paliativos são medidas alternativas às práticas médicas convencionais, buscando proporcionar uma abordagem mais voltada ao paciente como agente ativo do seu tratamento. Os aspectos físicos, psicológicos e espirituais são levados em consideração, visando melhorar a qualidade de vida durante o curso da enfermidade. As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), são terapias complementares que podem ser utilizadas em conjunto com os cuidados paliativos. A arteterapia é uma dessas PICS, e trata-se de uma prática expressiva artística que utiliza a arte como forma de comunicação terapêutica, promovendo a qualidade de vida e atendendo às necessidades subjetivas dos pacientes durante o processo de adoecimento. Este estudo tem o objetivo de avaliar as evidências científicas que confirmam a eficácia da arteterapia em pacientes submetidos a cuidados paliativos. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura utilizando as diretrizes da metodologia PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta- Analyses), abrangendo publicações entre 2000 e 2023 nas bases de dados eletrônicas LILACS, PubMed, ScienceDirect, SciELO, Arca e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). A pergunta de pesquisa foi delineada pelo método PICO. A busca resultou em 889 artigos, dos quais apenas 6 foram escolhidos para compor esta revisão. Todos os artigos selecionados demonstraram uma melhora significativa na qualidade de vida de pacientes sob cuidados paliativos quando submetidos a intervenções de arteterapia de acordo com a escala ESAS (Edmonton Symptom Assessment System) e outras ferramentas analíticas empregadas nos estudos. Conclui-se que, embora os resultados dos estudos existentes indicam uma melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes envolvidos em intervenções de arteterapia, ainda há uma carência de pesquisas que sustentem sua eficácia na diminuição dos sintomas físicos, emocionais e psicológicos relacionados à condição, principalmente estudos na língua portuguesa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54597
Aparece nas coleções:(TCC) - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC2_AliciaLima_VersaoFinal_Biblioteca.pdf
  Item embargado até 2026-01-10
432,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons