Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54593

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBUNZEN JÚNIOR, Clecio-
dc.contributor.authorFARIAS FILHO, Evandro-
dc.date.accessioned2024-01-15T14:58:45Z-
dc.date.available2024-01-15T14:58:45Z-
dc.date.issued2023-10-05-
dc.date.submitted2024-01-03-
dc.identifier.citationFARIAS FILHO, Evandro. A ARTE CÊNICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA ORALIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54593-
dc.description.abstractAo longo da história, a oralidade tem sido alvo de discussões e análises como um pilar fundamental para o estudo da Língua Portuguesa, uma vez que sua expressão primordial ocorre através da fala. É, também, justamente por meio da fala que o teatro ganha vida, conferindo à arte cênica um papel crucial no exercício da oralidade. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi realizar uma análise documental dos documentos curriculares em âmbito nacional (Base Nacional Comum Curricular - BNCC) e estadual (Currículo de Pernambuco), com o intuito de identificar a inserção do teatro no contexto do eixo de “oralidade” no componente curricular de Língua Portuguesa. Os documentos apresentaram, majoritariamente, de maneira implícita o potencial do teatro como ferramenta para ampliar tal prática de linguagem, incorporando-o nas habilidades delineadas. Dessa forma, oferecem ao professor e à professora a oportunidade de explorar a dimensão da arte cênica como um recurso valioso, mas não reforçam diretamente o seu uso. Tal constatação pode sugerir um plano de formação escolar que tende a privilegiar a apatia, a distância e a supressão da expressão dos sentimentos na sociedade.pt_BR
dc.format.extent35 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectCurrículo de Pernambucopt_BR
dc.titleA arte cênica como recurso pedagógico para o ensino-aprendizagem da oralidade nos anos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3757050031013762pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo pt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0007-6846-7853pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Evandro Almeida Farias Filho .docx (1).pdf295,14 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons