Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54593
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BUNZEN JÚNIOR, Clecio | - |
dc.contributor.author | FARIAS FILHO, Evandro | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-15T14:58:45Z | - |
dc.date.available | 2024-01-15T14:58:45Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-05 | - |
dc.date.submitted | 2024-01-03 | - |
dc.identifier.citation | FARIAS FILHO, Evandro. A ARTE CÊNICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA ORALIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54593 | - |
dc.description.abstract | Ao longo da história, a oralidade tem sido alvo de discussões e análises como um pilar fundamental para o estudo da Língua Portuguesa, uma vez que sua expressão primordial ocorre através da fala. É, também, justamente por meio da fala que o teatro ganha vida, conferindo à arte cênica um papel crucial no exercício da oralidade. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi realizar uma análise documental dos documentos curriculares em âmbito nacional (Base Nacional Comum Curricular - BNCC) e estadual (Currículo de Pernambuco), com o intuito de identificar a inserção do teatro no contexto do eixo de “oralidade” no componente curricular de Língua Portuguesa. Os documentos apresentaram, majoritariamente, de maneira implícita o potencial do teatro como ferramenta para ampliar tal prática de linguagem, incorporando-o nas habilidades delineadas. Dessa forma, oferecem ao professor e à professora a oportunidade de explorar a dimensão da arte cênica como um recurso valioso, mas não reforçam diretamente o seu uso. Tal constatação pode sugerir um plano de formação escolar que tende a privilegiar a apatia, a distância e a supressão da expressão dos sentimentos na sociedade. | pt_BR |
dc.format.extent | 35 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Currículo de Pernambuco | pt_BR |
dc.title | A arte cênica como recurso pedagógico para o ensino-aprendizagem da oralidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3757050031013762 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0007-6846-7853 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Evandro Almeida Farias Filho .docx (1).pdf | 295,14 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons