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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54555

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Title: A GENEALOGIA DA MORAL DE NIETZSCHE COMO PROCEDIMENTO DE ENSINO: UMA PROPOSTA A PARTIR DO CURRÍCULO DE PERNAMBUCO
Authors: RODRIGUES NETO, Leovan Morais
Keywords: Ensino;; Filosofia;; Genealogia;; Nietzsche;; Currículo.
Issue Date: 28-Sep-2023
Citation: RODRIGUES NETO, Leovan Morais. A genealogia da moral de Nietzsche como procedimento de ensino: uma proposta a partir do currículo de Pernambuco. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A genealogia é um procedimento desenvolvido por Nietzsche em seus escritos da maturidade, sobretudo na obra Genealogia da Moral: uma polêmica. O referido procedimento é caracterizado por sua natureza histórico-crítica, uma vez que parte de uma análise histórica como forma de realizar uma crítica aos valores morais ocidentais. Com isso em vista, o nosso objetivo neste trabalho é responder a questão: como a genealogia de Nietzsche pode funcionar como um modelo didático-pedagógico para as aulas de filosofia? Levamos em consideração, como fonte de análise pedagógica, o documento guia do ensino em Pernambuco, no qual a disciplina de filosofia aparece como obrigatória no primeiro ano do ensino médio. O documento foi escolhido porque o trabalho busca realizar uma análise que colabore com o ensino local, no estado de Pernambuco, da disciplina de filosofia e porque a disciplina aparece como obrigatória no referido currículo. Neste sentido, apresentamos o procedimento de ensino a partir de uma filosofia tratada em um eixo temático. Tendo isto em vista, partimos da admissão genealógica de um pressuposto histórico, ao perceber que o tema/objeto de análise da aula não é algo perene no tempo, mas que foi discutido em momentos diversos, e de formas diversas, na história da filosofia. Com isso, adotamos dois dos instrumentos do procedimento genealógico de Nietzsche como ferramentas pedagógicas interdisciplinares que compõem os momentos didáticos da aula: as análises histórica e a filológica. Assim, compreendemos que o elemento final do nosso procedimento reside em uma crítica-avaliativa realizada pelo estudante acerca do conteúdo. Como forma de cumprir com nossa proposta, dividimos o nosso trabalho em três momentos. O primeiro destes reflete a disciplina de filosofia em seu panorama histórico, no Brasil, até sua atual situação no currículo de Pernambuco. O segundo, apresenta o procedimento genealógico de Nietzsche em um duplo sentido: em seu caráter lógico-estrutural e seu caráter “prático”. Apresentamos, por fim, como iremos operacionalizar nosso procedimento de ensino de filosofia. No mais, compreendemos nosso trabalho não só enquanto um material de auxílio reflexivo acerca das aulas de filosofia bem como um material de apoio que colabora com a formação filosófica em nível básico que extrapola os interesses voltados às habilidades e competências do nosso objeto de análise: o currículo de Pernambuco.
Description: 10.0
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54555
Appears in Collections:(TCC) - Filosofia (Licenciatura)

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