Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54533

Share on

Title: Resgate da poesia de Maria Browne: uma discussão sobre autoria feminina no ensino de literatura
Authors: BEZERRA, Clara Gomes
Keywords: Literatura Portuguesa; Poesia; Autoria feminina; Protofeminismo; Ensino de literatura
Issue Date: 30-Nov-2023
Citation: BEZERRA, Clara Gomes. Resgate da poesia de Maria Browne: uma discussão sobre autoria feminina no ensino de literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Português Licenciatura)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este trabalho pretende dar luz à obra de Maria da Felicidade do Couto Browne, poetisa do século XIX, ao analisar pela ótica da teoria literária e feminista, dois de seus poemas da obra Virações da Madrugada (1854) intitulados: “O meu último canto” e “Adeus a mocidade”, e propor uma abordagem desses poemas em sala de aula. A pesquisa irá apresentar a vida e obra da escritora, através dos autores Saraiva e Lopes (1996), Coelho (1965) e Martins (2008). Traçar um panorama da historiografia da escrita e autoria feminina no século XIX em Portugal, com o uso de artigos das autoras Biguelini (2019), Alves (1999) e Anastácio (2005) e (2022). Ao discorrer sobre o ensino de literatura no Brasil e o apagamento de Browne nos materiais didáticos, serão consultadas a BNCC (2018) e o PNLD do ano de 2021. O foco no ensino apresentará autores como David (1996), Cosson (2006), Rouxel (2013) e Pinheiro (2018), pois é com o uso desses poemas durante as aulas de literatura portuguesa que a poetisa pode deixar o esquecimento acadêmico e literário, e passar a ser efetivamente conhecida e estudada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54533
Appears in Collections:(TCC) - Letras - Português

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC VERSÃO FINAL - Clara Gomes Bezerra PDF.pdf858,05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons