Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5446
Título: Proposta para o escoamento do coque verde de petróleo da Refinaria de Pernambuco: uma abordagem logística
Autor(es): Silveira Lapa, Arthur
Palavras-chave: Meio Ambiente;Petróleo;Diesel;Enxofre;Coque;Refinaria
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Silveira Lapa, Arthur; Costa Morais, Danielle. Proposta para o escoamento do coque verde de petróleo da Refinaria de Pernambuco: uma abordagem logística. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: Entre os esforços que o Ministério do Meio Ambiente tem feito para melhoria da qualidade do ar no Brasil, está o Programa de Controle de Emissões Veiculares (PROCONVE). Ele estabelece metas que afetam diretamente a qualidade dos combustíveis utilizados para que haja limites máximos para as emissões de poluentes. Visando atender aos novos padrões de exigência, a Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras), principal responsável pelo suprimento de combustíveis do país, vem adequando a especificação de seus produtos e sua infraestrutura para atender aos novos requisitos. O principal foco desses novos requisitos estabelecidos pelo PROCONVE está na qualidade do óleo diesel, principal combustível utilizado pelo setor de transportes do país. A partir de 2013, a Petrobras possui o compromisso de fornecer óleo diesel com teor de enxofre limitado a 10 partes por milhão (ppm) de sua massa. Além da mudança na qualidade requerida, o mercado nacional vem apresentando uma demanda bem acima da atual capacidade de produção da companhia. É nesse contexto que a Refinaria de Pernambuco será implantada, vindo como uma parte da solução para esse problema. Em decorrência da produção desse diesel, de acordo com as novas especificações, a refinaria produzirá um volume considerável de coque verde de petróleo. Esse novo produto precisa ser escoado para manter a programação de produção conforme foi planejado sem que haja interrupções. Este estudo possui o objetivo de propor soluções de escoamento para o coque verde de petróleo da Refinaria de Pernambuco, baseado nas práticas já utilizadas em outras unidades, bem como em práticas de sucesso encontradas na literatura, adequadas às instalações do novo empreendimento e à região Nordeste onde ele será implantado
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5446
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo522_1.pdf1,9 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.