Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5445
Título: Estudo da Interação entre o Sistema Cardiovascular e o Respiratório à Luz da Teoria da Informação de Shannon
Autor(es): Cristine Brasileiro Valença, Anelle
Palavras-chave: Informação Mútua;Oscilador de van der Pol;Osciladores acoplados;Sistema cardiorespiratório
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Cristine Brasileiro Valença, Anelle; Menezes Campello de Souza, Fernando. Estudo da Interação entre o Sistema Cardiovascular e o Respiratório à Luz da Teoria da Informação de Shannon. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: Estuda-se a dinâmica do sistema cardiorespiratório à luz da Teoria de Shannon. O estudo tem dois suportes metodológicos, um é o estudo de dois osciladores de van der Pol acoplados de diferentes maneiras e o outro é a ferramenta estatística, Informação Mútua, da Teoria da Informação de Shannon. Faz-se, primeiramente, uma revisão da fisiologia dos dois sistemas: o cardiovascular e o respiratório. Explora-se a interação entre a freqüência respiratória e a freqüência cardíaca como um possível marcador de eventuais disfunções fisiológicas. Analisa-se as possíveis formas de acoplamento entre dois osciladores de van der Pol. Os resultados reais, obtidos com o estudo de quatro pacientes do Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, confirmaram a grande potencialidade da ferramenta Informação Mútua como um indicador fisiológico
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5445
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia Elétrica

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6925_1.pdf2,92 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.