Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5443
Título: Análise emergética em estações de tratamento de esgoto
Autor(es): Mery Maia, Laisa
Palavras-chave: Análise emergética;Indicadores de sustentabilidade;Tratamento de esgoto;Sustentabilidade
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Mery Maia, Laisa; de Lourdes Florencio Santos, Maria. Análise emergética em estações de tratamento de esgoto. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: A metodologia emergética permite medir o trabalho da natureza e da economia gerado na produção de um produto porque utiliza uma unidade de medida comum, que é a energia solar. Neste trabalho aplicou-se a metodologia emergética em duas alternativas de ETE destinadas a tratar o esgoto de uma comunidade de Jaboatão dos Guararapes/PE. Uma contempla lagoas de estabilização e a outra, reator UASB com filtro. Um dos objetivos deste trabalho foi aplicar a metodologia emergética e usar o resultado para analisar e avaliar quais destes sistemas apresentariam um melhor desempenho emergético. E assim despertar a aplicação da análise emergética como complemento na avaliação da escolha do melhor sistema de tratamento de esgotos. Para esta análise foi calculada a transformidade do esgoto tratado, os índices emergéticos e os indicadores específicos para avaliar o desempenho emergético. Também foram analisados e comparados os dados emergéticos de mais cinco ETE‟s da literatura. O resultado emergético deste trabalho apontou o sistema com lagoas com os melhores índices emergéticos, maior eficiência para reduzir 1 kg de DBO e para tratar 1 m3 de esgoto. As ETEs com reatores e pós-tratamento estudadas apontaram uma menor eficiência emergética
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5443
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5793_1.pdf1,89 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.