Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54407

Share on

Title: A perspectiva higienista no Serviço Social: uma análise a partir da experiência na Escola Especial Ulisses Pernambucano nas décadas de 1940 e 1950
Authors: SOUZA, Carolayne Gomes de
Keywords: Higienismo; Serviço Social; Pernambuco; História
Issue Date: 28-Sep-2023
Citation: SOUZA, Carolayne Gomes de. A perspectiva higienista no Serviço Social: uma análise a partir da experiência na Escola Especial Ulisses Pernambucano nas décadas de 1940 e 1950. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023
Abstract: Este trabalho é resultado de pesquisa bibliográfica e documental alicerçada no materialismo histórico-dialético e tem por objetivo geral analisar a presença da perspectiva higienista nas intervenções na área do Serviço Social em Pernambuco enfocando na atuação de duas estagiárias na Escola Especial Ulisses Pernambucano nas décadas de 1940 e 1950. Possui como objetivos específicos identificar as ideias higienistas na formação social brasileira, buscando verificar suas matrizes no desenvolvimento do Serviço Social brasileiro; elucidar a relação entre os membros da Liga de Higiene Mental pernambucana e o corpo docente da Escola de Serviço Social de Pernambuco, investigando as possíveis representações e orientações do higienismo nas práticas que permeavam as ementas do currículo profissional da Escola de Serviço Social de Pernambuco na década de 1950; estudar os Trabalhos de Conclusão de Curso das estagiarias Ana Luiza Pereira da Costa e Carmen de Souza Cavalcanti, objetivando traçar um perfil profissional de atuação dentro da Escola Especial Ulisses Pernambucano.
Description: 10
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54407
Appears in Collections:(TCC) - Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_-_carolayne_gomes (2).pdf1,71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons