Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/544
Title: Perspectivas do alinhamento estratégico entre negócios e tecnologia da informação em empresas de software do Porto Digital : um prisma de divergentes facetas
Authors: Conceição Melo Silva, Maria
Keywords: Desalinhamento;Tecnologia da Informação;Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação;Planejamento Estratégico Empresarial;Alinhamento Estratégico
Issue Date: 31-Jan-2009
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Conceição Melo Silva, Maria; Simião Dornelas, Jairo. Perspectivas do alinhamento estratégico entre negócios e tecnologia da informação em empresas de software do Porto Digital : um prisma de divergentes facetas. 2009. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Abstract: O alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia da informação é um dos temas que tem sido discutido na academia, devido ao interesse de aproximação da área de negócios com a área de tecnologia da informação (TI), para um maior desempenho das empresas no cenário competitivo. Este estudo procurou analisar as perspectivas e as diferentes formas do alinhamento estratégico entre estratégia de negócios e tecnologia da informação nas pequenas empresas de software do Porto Digital. Justifica-se pela carência de estudos similares e contribuições no campo teórico, uma vez que estudos relacionados às práticas de alinhamento estratégico para grandes empresas vêm gerando corpo teórico. Por outro lado, os avanços conceituais que se têm efetuado a este respeito, no segmento de empresas de menor porte, ainda são poucos. A pesquisa se deu por meio de duas fases. A primeira quantitativa, utilizando a estratégia survey, com o interesse de descrever as principais características das empresas de software do Porto Digital, independente do porte, no que concerne à existência do planejamento estratégico empresarial e do planejamento estratégico da tecnologia da informação; e a segunda qualitativa, utilizando a estratégia de estudo de casos múltiplos, para compreender o fenômeno do alinhamento estratégico nas pequenas empresas de software. Na primeira fase utilizou-se a análise estatística descritiva simples, enquanto na segunda, a técnica de análise de conteúdo, além de uma análise interpretativa dos achados, a partir do modelo de Luftman (2000). Os resultados da primeira fase revelaram a importância da estratégia empresarial e da infra-estrutura de TI e mostraram configurações de empresas sobre a existência ou não do planejamento estratégico empresarial e do planejamento estratégico da tecnologia da informação. Os resultados da fase seguinte constataram a potencialidade da TI como condutora do alinhamento estratégico, assim como destacaram diferentes facetas do alinhamento estratégico nas empresas estudadas, fato que estimula novas oportunidades de pesquisas
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/544
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo2723_1.pdf2.98 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.