Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54396

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMARCELINO, Juliana Fonsêca de Queiroz-
dc.contributor.authorSILVA, Roberta Araújo da-
dc.date.accessioned2023-12-27T18:01:34Z-
dc.date.available2023-12-27T18:01:34Z-
dc.date.issued2023-09-25-
dc.date.submitted2023-12-21-
dc.identifier.citationSilva, Roberta Araújo da. Oficina Interdisciplinar em Seating e Ergonomia como uma iniciativa de Educação em Saúde para Cuidadores Familiares e Profissionais Escolares de Crianças Usuárias de Cadeira de Rodas / Roberta Araújo da Silva. - Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54396-
dc.description.abstractO bom posicionamento da criança com disfunção neuromotora usuária de cadeira de rodas é fundamental, para garantir maior conforto e segurança a toda família durante a realização das atividades de vida diária. Para além da postura da criança, é necessário cuidar da postura, frequentemente inadequada, que seus cuidadores empregam durante a rotina diária, o que gera desconforto e dor. O objetivo deste artigo é descrever uma oficina interdisciplinar em Seating e Ergonomia como uma iniciativa de educação em saúde para cuidadores familiares e profissionais escolares de crianças usuárias de cadeira de rodas. A oficina interdisciplinar em Seating e Ergonomia foi planejada como estratégia de fomentar e disseminar o conhecimento sobre boas práticas de postura e auto-cuidado aos responsáveis por crianças com disfunção neuromotora. Como resultados, foram realizadas três oficinas, com o total de 63 participantes. Além disso, foi observado que a oferta de uma oficina é uma estratégia importante para educação em saúde, ocasionando feedbacks positivos diante o público. Conclui-se que a oferta da oficina é viável, pois houve muitos feedbacks positivos, sendo necessário mais ações futuras como essa.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectErgonomiapt_BR
dc.subjectPromoção da Saúdept_BR
dc.subjectTerapia Ocupacionalpt_BR
dc.subjectSeatingpt_BR
dc.titleOficina interdisciplinar em seating e ergonomia como uma iniciativa de educação em saúde para cuidadores familiares e profissionais escolares de crianças usuárias de cadeira de rodaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6545471189564513pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0812126417726702pt_BR
dc.description.abstractxThe good positioning of children with neuromotor disorders who use a wheelchair is essential to ensure greater comfort and safety for the entire family while carrying out daily activities. In addition to the child's posture, it is necessary to take care of the posture, often inappropriate, that their caregivers use during their daily routine, which creates discomfort and pain. The objective of this article is to describe an interdisciplinary workshop on Seating and Ergonomics as a health education initiative for family caregivers and school professionals of children who use wheelchairs. The interdisciplinary workshop on Seating and Ergonomics was planned as a strategy to encourage and disseminate knowledge about good posture and self-care practices to those responsible for children with neuromotor dysfunction. As a result, three workshops were held, with a total of 63 participants. Furthermore, it was observed that offering a workshop is an important strategy for health education, generating positive feedback from the public. It is concluded that offering workshops is viable, as there was a lot of positive feedback, requiring more future actions like this.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Fisioterapia e Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DTO) - Departamento de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Terapia Ocupacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Roberta Araújo da Silva.pdf320,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons