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Título : Educação inclusiva na educação infantil
Autor : CARNEIRO, Relma Urel Carbone
Palabras clave : educação Inclusiva; educação infantil; prática pedagógica
Fecha de publicación : 2012
Citación : CARNEIRO, Relma Urel Carbone. Educação inclusiva na educação infantil. Praxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 8, p. 81-95, 2012.
Resumen : Este artigo tem como objetivo desencadear uma reflexão sobre a educação inclusiva na educação infantil, considerando a educação inclusiva como um modelo educacional referendado por políticas públicas, no entanto ainda distante da realidade escolar. A reflexão é no sentido de pensar nas mudanças necessárias desde a educação infantil, por ser esta a primeira etapa da educação básica e período crítico no processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças com deficiência. A construção da escola inclusiva desde a educação infantil implica em pensar em seus espaços, tempos, profissionais, recursos pedagógicos etc., voltados para a possibilidade de acesso, permanência e desenvolvimento pleno também de alunos com deficiências, alunos esses que, em virtude de suas particularidades, apresentam necessidades educacionais que são especiais. O texto aborda, entre outros aspectos, a necessidade de se repensar a prática pedagógica como elemento fundamental de inclusão escolar na educação infantil. A prática pedagógica inclusiva deverá se constituir pela junção do conhecimento adquirido pelo professor ao longo de sua trajetória e da disponibilidade em buscar novas formas de fazer considerando a diversidade dos alunos e as suas características individuais.
Descripción : Todas as notas de rodapé se encontram no final do documento
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54334
Aparece en las colecciones: Artigo - Ciências Humanas

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