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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5430

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Título: Modelo de filas para dimensionamento de frota em uma empresa de energia elétrica
Autor(es): RUSSIANO, Almir Ribeiro
Palavras-chave: Dimensionamento de frota; Gerenciamento de frota de veículos; Modelo de filas; Aplicação da teoria das filas
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Ribeiro Russiano, Almir; Teixeira de Almeida Filho, Adiel. Modelo de filas para dimensionamento de frota em uma empresa de energia elétrica. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Abstract: Nas empresas do setor elétrico nacional, a função transportes, assume um papel fundamental para o desenvolvimento de suas atividades, uma vez que os veículos são destinados não só ao suprimento, mas também em atividades de inspeção e manutenção de sistemas de transmissão de energia e equipamentos. A Companhia Hidro elétrica do São Francisco (CHESF), por ser uma empresa que gera e transmite energia, detém sistemas organizacionais bastante estruturados para a execução de suas atividades. Por inexistir uma política uniforme, a quantidade de veículos é definida por cada sistema de acordo com as suas necessidades trazendo com isso uma grande possibilidade de se superdimensionar a frota. O presente trabalho dissertativo apresenta uma alternativa ao modelo utilizado pela empresa estudada. Para o adequado dimensionamento da frota de veículos, utilizar-se-á um sistema de serviços de filas. A proposta é tratar os dados de demandas com a aproximação de uma distribuição de probabilidade conhecida para aplicação em um modelo baseado na teoria das filas, pelo qual são calculadas as principais medidas de desempenho desse sistema. A medida de desempenho tempo é julgada como a mais importante pelos clientes internos do setor de transportes da Empresa. O número de veículos atendentes é calculado para atender a essa medida de desempenho levando-se em conta o histórico de freqüência das demandas como também a média de atendimento. Conclui-se que o modelo contribui para o processo decisório do quantitativo de veículos que se pretende adquirir, uma vez que possui base técnica e que ao mesmo tempo é pautado pela satisfação dos clientes internos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5430
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

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