Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/543
Title: Florística e ecologia das comunidades de briófitas em um remanescente de Floresta Atlântica (Reserva Ecológica de Gurjaú, Pernambuco, Brasil)
Authors: Rangel Germano, Shirley
Keywords: Comunidades vegetais;Briófito;Musgo;Mata Atlântica;Hepáticas
Issue Date: 2003
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Rangel Germano, Shirley; Cavalcanti Pôrto, Kátia. Florística e ecologia das comunidades de briófitas em um remanescente de Floresta Atlântica (Reserva Ecológica de Gurjaú, Pernambuco, Brasil). 2003. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Abstract: Foi elaborada uma lista das briófitas da Reserva Ecológica do Gurjaú, remanescente de Floresta Atlântica de Pernambuco (Lat. 08º10 00 e 08º15 00 S; Long. 35º02 30 e 35º05 00 O). A Reserva ocupa ca. 1362 ha, e engloba fragmentos de mata de tamanho e estado de conservação diversos. O levantamento constou do estudo de material coletado durante os anos de 2000 e 2001, e da análise de exsicatas do Herbário UFP da Universidade Federal de Pernambuco. Coletaram-se briófitas em troncos vivos e mortos, rochas, folhas e solo. A brioflora da Reserva é composta por 53 espécies de hepáticas, 37 musgos e 1 de antóceros. Das 22 famílias assinaladas, Lejeuneaceae (41 esp.) apresentou a maior riqueza genérica e específica, o que confirma a sua predominância em florestas tropicais. Fissidens (7 spp.), Lejeunea e Cheilolejeunea (6 spp.) e Calymperes (4 spp.) foram os gêneros de maior representatividade. A maioria das espécies apresenta distribuição neotropical e ampla ocorrência nos Estados brasileiros. Ressalta-se a presença de Vitalianthus bischlerianus (Pôrto & Grolle) Schust. & Giancotti, endêmica da Floresta Atlântica, e Riccardia regnellii (Aongstr.) Hell. de ocorrência restrita ao Brasil
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/543
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Biologia Vegetal

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo4629_1.pdf3.73 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.