Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54259
Share on
Title: | Cultura e relação de poder na escola |
Authors: | BOTLER, A. H |
Keywords: | democracia; gestão escolar; relações de poder; cultura |
Issue Date: | 2010 |
Citation: | BOTLER, A. H. Cultura e relação de poder na escola. Educação & Realidade, [s. l.], v. 35, n. 2, 2010. |
Abstract: | Cultura e Relação de Poder na Escola. Este artigo relata resultados de uma investigação que teve por objetivo analisar a cultura e as relações de poder na gestão escolar, na perspectiva das políticas educacionais contemporâneas brasileiras. A discussão conceitual trata da tensão entre a organização escolar centralizadora, por um lado e, por outro, a gestão coletiva emergente. Analisamos, via estudo de caso em uma escola da rede pública municipal de Recife, como o princípio democrático se concretiza na prática escolar reconhecida como democrática, caracterizada como articulação entre as perspectivas da regulação social e da emancipação. Os resultados apontam para uma diversidade de interpretações dos segmentos escolares a respeito da distribuição de poder na organização escolar, que se refletem em formatos organizacionais difusos inerentes à organização compartilhada em construção e espelham a diversidade cultural. |
Description: | Documento não inclui notas de rodapé |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54259 |
Appears in Collections: | Artigo - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BOTLER. Cultura e relação de poder. p. 187-206.pdf Restricted Access | 168,65 kB | Adobe PDF | View/Open Item embargoed |
This item is protected by original copyright |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.