Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54257
Compartilhe esta página
Título: | Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão |
Autor(es): | SILVA, Joyce Mary Adam de Paula e |
Palavras-chave: | autoridade; escolas; administração escolar; vida escolar |
Data do documento: | Mar-2001 |
Citação: | SILVA, Joyce Mary Adam de Paula e. Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão. Cadernos de Pesquisa, [S.l], n. 112, p. 125-135, mar. 2001. |
Abstract: | Este artigo apresenta uma reflexão a respeito de algumas concepções teóricas de autoridade e hierarquia, e de como essas concepções se constituem em elementos da cultura escolar que é construída na interação cotidiana, definindo formas diferenciadas de participação nas escolas. Parte do pressuposto de que a escola, como organização burocrática, tem em sua estrutura um corpo de princípios e valores dados pelo sistema educacional, por meio de leis, decretos e papéis formalmente estabelecidos, e um outro corpo de princípios e valores construídos e reelaborados no seu interior, pelos participantes do processo educacional, formando a cultura escolar. Assim, o grau de participação nas escolas se definiria em razão das concepções que seriam compartilha- das e construídas nesse processo de constituição da cultura escolar. |
Descrição: | Documento não inclui notas de rodapé |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54257 |
Aparece nas coleções: | Artigo - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA. Cultura escolar, autoridade. p. 125-135.pdf Acesso restrito | 109,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.