Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54257

Compartilhe esta página

Título: Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão
Autor(es): SILVA, Joyce Mary Adam de Paula e
Palavras-chave: autoridade; escolas; administração escolar; vida escolar
Data do documento: Mar-2001
Citação: SILVA, Joyce Mary Adam de Paula e. Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão. Cadernos de Pesquisa, [S.l], n. 112, p. 125-135, mar. 2001.
Abstract: Este artigo apresenta uma reflexão a respeito de algumas concepções teóricas de autoridade e hierarquia, e de como essas concepções se constituem em elementos da cultura escolar que é construída na interação cotidiana, definindo formas diferenciadas de participação nas escolas. Parte do pressuposto de que a escola, como organização burocrática, tem em sua estrutura um corpo de princípios e valores dados pelo sistema educacional, por meio de leis, decretos e papéis formalmente estabelecidos, e um outro corpo de princípios e valores construídos e reelaborados no seu interior, pelos participantes do processo educacional, formando a cultura escolar. Assim, o grau de participação nas escolas se definiria em razão das concepções que seriam compartilha- das e construídas nesse processo de constituição da cultura escolar.
Descrição: Documento não inclui notas de rodapé
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54257
Aparece nas coleções:Artigo - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA. Cultura escolar, autoridade. p. 125-135.pdf
  Acesso restrito
109,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.