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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54218
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Título: | Saúde mental positiva e estratégias de Coping utilizadas por estudantes de enfermagem no contexto da pandemia da Covid-19 |
Autor(es): | LEAL, Rebeca Cavalcanti |
Palavras-chave: | Adaptação psicológica; Covid-19; Estudantes de enfermagem; Saúde mental; Educação em saúde |
Data do documento: | 24-Fev-2023 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | LEAL, Rebeca Cavalcanti. Saúde mental positiva e estratégias de Coping utilizadas por estudantes de enfermagem no contexto da pandemia da Covid-19. 2023. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Os estudantes ao ingressarem no ensino superior, enfrentam uma variedade de fenômenos de transição e adaptação, o que pode favorecer o desenvolvimento de transtornos psíquicos. O cenário vivenciado durante a pandemia pode agravar ainda mais essa situação. Portanto, é relevante conhecer as estratégias utilizadas pelos estudantes durante esse período. O uso de estratégias de enfrentamento saudáveis, juntamente com ações de educação em saúde direcionadas ao público universitário, pode ser uma ferramenta útil para ajudar na adaptação e enfrentamento de situações adversas. Nesse contexto, a adoção do modelo de Saúde Mental Positiva tem o objetivo de promover o bem-estar mental e atitudes que estimulem emoções saudáveis, o que é fundamental para ajudar os estudantes a reduzirem os riscos relacionados à saúde mental. O objetivo desta pesquisa é analisar os fatores associados com a Saúde Mental Positiva e as estratégias de coping utilizadas por estudantes de enfermagem, no contexto da pandemia da COVID-19. Trata-se de um estudo transversal, com uma abordagem quantitativa, realizado com estudantes de enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, campus Pesqueira, localizado no município de Pesqueira-PE. A amostra foi não probabilística, por conveniência, composta por 134 acadêmicos. A coleta de dados foi realizada no mês de junho de 2022, presencialmente e virtualmente, por meio de instrumento composto por: variáveis de caracterização sociodemográfica, informações acadêmicas, condições de saúde e hábitos de vida; Inventário de Estratégias de Coping; e Escala de Saúde Mental Positiva. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco, conforme parecer no 5.428.366. Os dados coletados foram consolidados em uma planilha do Microsoft Office Excel e analisados com a ajuda de um programa estatístico. Para a comparação de variáveis numéricas, foram usados os testes t- Student, Mann-Whitney, testes F (ANOVA) e Kruskal-Wallis. No estudo da associação entre duas variáveis categóricas, foram empregados o teste Qui-quadrado de Pearson ou o teste Exato de Fisher. Um nível de confiança de 5,0% foi utilizado para avaliar a significância dos testes estatísticos. Em relação às estratégias de coping, verificou-se que aquelas relacionadas aos fatores de autocontrole (57,5%) e reavaliação positiva (53,0%) foram as mais utilizadas pelos estudantes. Quanto à Saúde Mental Positiva, a maioria dos estudantes (60,4%) apresentou baixos níveis. As estratégias de enfrentamento dos fatores de suporte social, resolução de problemas e reavaliação positiva apresentaram associação com hábitos saudáveis e níveis mais elevados de Saúde Mental Positiva. Por outro lado, a estratégia de fuga-esquiva esteve relacionada a aspectos negativos e baixos níveis de Saúde Mental Positiva. Os achados deste estudo indicam que os estudantes apresentaram baixos níveis de Saúde Mental Positiva e que a estratégia de enfrentamento de fuga/esquiva demonstrou associação com hábitos de vida não saudáveis. Portanto, é importante enfatizar a necessidade de que o ambiente acadêmico esteja preparado para fornecer ações e serviços voltados para a promoção e proteção da saúde mental dos acadêmicos de enfermagem, especialmente no desenvolvimento de estratégias de enfrentamento para lidar com situações de estresse. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54218 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Enfermagem |
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