Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54218

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFRAZÃO, Iracema da Silva-
dc.contributor.authorLEAL, Rebeca Cavalcanti-
dc.date.accessioned2023-12-20T14:15:25Z-
dc.date.available2023-12-20T14:15:25Z-
dc.date.issued2023-02-24-
dc.identifier.citationLEAL, Rebeca Cavalcanti. Saúde mental positiva e estratégias de Coping utilizadas por estudantes de enfermagem no contexto da pandemia da Covid-19. 2023. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54218-
dc.description.abstractOs estudantes ao ingressarem no ensino superior, enfrentam uma variedade de fenômenos de transição e adaptação, o que pode favorecer o desenvolvimento de transtornos psíquicos. O cenário vivenciado durante a pandemia pode agravar ainda mais essa situação. Portanto, é relevante conhecer as estratégias utilizadas pelos estudantes durante esse período. O uso de estratégias de enfrentamento saudáveis, juntamente com ações de educação em saúde direcionadas ao público universitário, pode ser uma ferramenta útil para ajudar na adaptação e enfrentamento de situações adversas. Nesse contexto, a adoção do modelo de Saúde Mental Positiva tem o objetivo de promover o bem-estar mental e atitudes que estimulem emoções saudáveis, o que é fundamental para ajudar os estudantes a reduzirem os riscos relacionados à saúde mental. O objetivo desta pesquisa é analisar os fatores associados com a Saúde Mental Positiva e as estratégias de coping utilizadas por estudantes de enfermagem, no contexto da pandemia da COVID-19. Trata-se de um estudo transversal, com uma abordagem quantitativa, realizado com estudantes de enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, campus Pesqueira, localizado no município de Pesqueira-PE. A amostra foi não probabilística, por conveniência, composta por 134 acadêmicos. A coleta de dados foi realizada no mês de junho de 2022, presencialmente e virtualmente, por meio de instrumento composto por: variáveis de caracterização sociodemográfica, informações acadêmicas, condições de saúde e hábitos de vida; Inventário de Estratégias de Coping; e Escala de Saúde Mental Positiva. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco, conforme parecer no 5.428.366. Os dados coletados foram consolidados em uma planilha do Microsoft Office Excel e analisados com a ajuda de um programa estatístico. Para a comparação de variáveis numéricas, foram usados os testes t- Student, Mann-Whitney, testes F (ANOVA) e Kruskal-Wallis. No estudo da associação entre duas variáveis categóricas, foram empregados o teste Qui-quadrado de Pearson ou o teste Exato de Fisher. Um nível de confiança de 5,0% foi utilizado para avaliar a significância dos testes estatísticos. Em relação às estratégias de coping, verificou-se que aquelas relacionadas aos fatores de autocontrole (57,5%) e reavaliação positiva (53,0%) foram as mais utilizadas pelos estudantes. Quanto à Saúde Mental Positiva, a maioria dos estudantes (60,4%) apresentou baixos níveis. As estratégias de enfrentamento dos fatores de suporte social, resolução de problemas e reavaliação positiva apresentaram associação com hábitos saudáveis e níveis mais elevados de Saúde Mental Positiva. Por outro lado, a estratégia de fuga-esquiva esteve relacionada a aspectos negativos e baixos níveis de Saúde Mental Positiva. Os achados deste estudo indicam que os estudantes apresentaram baixos níveis de Saúde Mental Positiva e que a estratégia de enfrentamento de fuga/esquiva demonstrou associação com hábitos de vida não saudáveis. Portanto, é importante enfatizar a necessidade de que o ambiente acadêmico esteja preparado para fornecer ações e serviços voltados para a promoção e proteção da saúde mental dos acadêmicos de enfermagem, especialmente no desenvolvimento de estratégias de enfrentamento para lidar com situações de estresse.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAdaptação psicológicapt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectEstudantes de enfermagempt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.titleSaúde mental positiva e estratégias de Coping utilizadas por estudantes de enfermagem no contexto da pandemia da Covid-19pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8700236477848985pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0211095347273754pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Enfermagempt_BR
dc.description.abstractxStudents entering higher education often face a variety of transition and adaptation phenomena, which can predispose them to the development of psychological disorders. The scenario experienced during the pandemic can further exacerbate this situation. Therefore, it is relevant to understand the strategies employed by students during this period. The use of healthy coping strategies, along with health education initiatives targeting the university population, can be a valuable tool in aiding adaptation and the management of challenging situations. In this context, the adoption of the Positive Mental Health model aims to promote mental well-being and attitudes that foster healthy emotions, which are crucial in helping students reduce risks related to mental health. The aim of this research is to analyze the factors associated with Positive Mental Health and the coping strategies employed by nursing students in the context of the COVID-19 pandemic. This is a cross-sectional study with a quantitative approach, conducted with nursing students from the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Pernambuco, Pesqueira campus, located in the municipality of Pesqueira-PE. The sample was non-probabilistic, based on convenience, and composed of 134 students. Data collection took place in June 2022, both in person and virtually, using an instrument consisting of sociodemographic characteristics, academic information, health conditions, and lifestyle habits. The instrument also included the Coping Strategies Inventory and the Positive Mental Health Scale. The research received approval from the Research Ethics Committee of the Federal University of Pernambuco, under opinion number 5,428,366. The collected data were compiled into a Microsoft Office Excel spreadsheet and analyzed using statistical software. Numeric variables were compared using t-Student, Mann- Whitney, F tests (ANOVA), and Kruskal- Wallis tests. In the study of the association between two categorical variables, Pearson's Chi- square test or Fisher's Exact test were employed. A confidence level of 5.0% was used to assess the significance of the statistical tests. Concerning coping strategies, it was observed that strategies related to self-control (57.5%) and positive reappraisal (53.0%) were the most frequently used by students. Regarding Positive Mental Health, the majority of students (60.4%) exhibited low levels. Coping strategies related to social support, problem-solving, and positive reappraisal were associated with healthy habits and higher levels of Positive Mental Health. Conversely, the avoidance-escape strategy was linked to negative aspects and lower levels of Positive Mental Health. The findings of this study suggest that students exhibited low levels of Positive Mental Health, and the avoidance/escape coping strategy was associated with unhealthy lifestyles. Therefore, it is essential to emphasize the need for the academic environment to be prepared to provide actions and services aimed at promoting and safeguarding the mental health of nursing students, especially in the development of coping strategies to deal with stressful situations."pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Rebeca Cavalcanti Leal.pdf1,89 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons