Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54217

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPEREIRA, Célia Maria Rodrigues da Costa-
dc.contributor.authorSILVA, José Émerson Alves da-
dc.date.accessioned2023-12-20T14:12:48Z-
dc.date.available2023-12-20T14:12:48Z-
dc.date.issued2023-09-22-
dc.identifier.citationSILVA, José Émerson Alves da. As contribuições de paulo freire no ensino da filosofia: curiosidade e autonomia como princípios de uma educação libertadora. 2023. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54217-
dc.description.abstractEste trabalho trata das contribuições de Paulo Freire no ensino da Filosofia: curiosidade e a autonomia como princípios de uma educação libertadora. O trabalho parte da linha de pesquisa, filosofia e ensino. Tem como objetivo geral explicitar de que forma a efetivação das práticas pedagógicas freirianas possibilitam, a partir das categorias autonomia e curiosidade, contribuir no processo ensino/aprendizagem da Filosofia. Através do campo metodológico de natureza empírica essa pesquisa é bibliográfica exploratória, a partir dos dados obtidos na vivência em sala de aula, que foram de fundamental importância para a construção dos resultados a partir das intervenções realizadas. O campo de pesquisa se deu no Colégio Santa Joana D’Ark, localizada na Rua Alice Tinoco, no 10, Bairro Francisca Figueira, Garanhuns – PE, instituição de ensino que pertencente área particular; tendo como participantes da pesquisa os educadores e os educandos do 9o ano do Ensino Fundamental, existindo uma semelhança entre os participantes da pesquisa. Em cada grupo foram trabalhadas as questões relativas ao ensino das perguntas pelo sentido da vida numa educação libertadora a partir das categorias da autonomia e da curiosidade em Paulo Freire no ensino de Filosofia. Permitiu chegar a possíveis conclusões onde os participantes da pesquisa apresentaram resultados positivos quanto ao tema da pesquisa, onde foi possível identificarmos que aos professores e alunos trabalham as categorias da curiosidade e autonomia, sendo estimulados a partir dos questionários feitos em sala de aula. Percebi que a educação está na perspectiva de uma educação libertadora, levando os educandos a pensar sobre a vida e assim, abrindo um novo olhar de liberdade, tendo como significado a saída destes educandos da opressão para o caminho do fazer a sua própria história. Destacou-se a partir da pesquisa realizada, que aos alunos e professores em tela são protagonistas de um aprendizado a partir da curiosidade e da autonomia. No desenvolvimento da pesquisa viu-se que há um entrosamento aluno, professor, observou-se que os alunos e professores, de forma livre constataram, que a partir dos questionários que há uma educação libertadora que gera a autonomia do aluno visando uma educação em que aluno e professor são agentes formativos em participação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectEducação libertadorapt_BR
dc.subjectAutonomia (Filosofia)pt_BR
dc.subjectFilosofia – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.titleAs contribuições de paulo freire no ensino da filosofia : curiosidade e autonomia como princípios de uma educação libertadorapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4522175218592908pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5424623323093170pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Filosofiapt_BR
dc.description.abstractxThis work deals with Paulo Freire's contributions to the teaching of philosophy: curiosity and autonomy as principles of a liberating education. The work is part of the philosophy and teaching line of research. Its general objective is to explain how the implementation of Freire's pedagogical practices make it possible, based on the categories autonomy and curiosity, to contribute to the teaching/learning process of Philosophy. Through the methodological field of an empirical nature, this research is bibliographical exploratory, based on the data obtained in the experience in the classroom, which were of fundamental importance for the construction of the results from the interventions carried out. The research field took place at Colégio Santa Joana D’Ark, located at Rua Alice Tinoco, no 10, Bairro Francisca Figueira, Garanhuns – PE, a teaching institution belonging to a private area; Having as research participants the educators and students of the 8th year of Elementary School, there is a similarity between the research participants. In each group, questions related to the teaching of questions about the meaning of life in a liberating education were worked on based on the categories of autonomy and curiosity in Paulo Freire in the teaching of Philosophy. It allowed reaching possible conclusions where the research participants presented positive results regarding the research theme, where it was possible to identify that the teachers and students work on the categories of curiosity and autonomy, being stimulated from the questionnaires made in the classroom. It was noticed that education is in the perspective of a liberating education, leading students to think about life and thus, opening a new look of freedom, meaning the departure of these students from oppression to the path of making their own history. It stood out from the research carried out, that the students and teachers on screen are protagonists of a learning process based on curiosity and autonomy. In the development of the research, it was seen that there is a student-teacher relationship, it was observed that students and teachers freely found from the questionnaires that there is a liberating education that generates student autonomy, aiming at an education where student and teacher are training agents in participation.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO José Émerson Alves da Silva.pdf1,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons