Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54132
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MARTINS, Louis Guillaume Théodore Bueno Santos | - |
dc.contributor.author | FREITAS, Milena Virginia de | - |
dc.contributor.author | LIMA, Carolina Maria de | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-18T17:08:06Z | - |
dc.date.available | 2023-12-18T17:08:06Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-29 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-17 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Milena Virginia de; LIMA, Carolina Maria de. O profissional de secretariado executivo como mediador da comunicação interna: um estudo sobre a formação acadêmica na UFPE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54132 | - |
dc.description | 9.5 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa buscou investigar como a formação acadêmica em Secretariado Executivo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) contribui para a qualificação de seus discentes como mediadores da comunicação interna nos ambientes organizacionais. Nessa perspectiva, analisou-se, a partir do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), como se relacionam o elemento comunicação interna e a estrutura curricular do curso, as disciplinas, as ementas e os conteúdos programáticos. Para fundamentar a pesquisa, foram utilizados os estudos desenvolvidos por Muller, Oliveira e Cegan (2015) e Carvalho (2020) para a compreensão da formação e a atuação do profissional de Secretariado Executivo, bem como as contribuições de Torquato (2015) e Meirelles (2021) para o entendimento do processo de comunicação interna e seus elementos intrínsecos, dentre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, nos moldes de um estudo de caso, pois essa metodologia possibilitou analisar minuciosamente os dados coletados e abordar a sua complexidade. As análises desenvolvidas demonstraram a relevância da formação acadêmica em Secretariado Executivo da UFPE no que diz respeito à preparação teórica e prática de egressos como mediadores da comunicação interna, e também indicaram que uma reformulação do currículo é basilar para abranger as mudanças tecnológicas e sociais da contemporaneidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 23p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Secretariado Executivo | pt_BR |
dc.subject | Comunicação Interna | pt_BR |
dc.subject | Mediador | pt_BR |
dc.subject | Formação Acadêmica | pt_BR |
dc.title | O profissional de secretariado executivo como mediador da comunicação interna: um estudo sobre a formação acadêmica na UFPE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9473885177203233 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2258249895410344 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7905185227519919 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aims to investigate how academic training in Executive Secretariat at the Federal University of Pernambuco (UFPE) contributes to the qualification of its students as mediators of internal communication in organizational environments. In this perspective, we seek to analyze, based on the Course Pedagogical Project (CPP), how the internal communication element relates to the curriculum structure of the course, the subjects, the syllabi, and the program contents. To support the research, we utilized studies conducted by Muller, Oliveira, and Cegan (2015) and Carvalho (2020) to better understand the education and role of the Executive Secretariat professional, as well as the contributions of Torquato (2015) and Meirelles (2021) to address the internal communication process and its intrinsic elements, among others. This is a qualitative research, in the form of a case study, as this methodology allowed us to thoroughly analyze the collected data and address its complexity. The developed analyses demonstrated the relevance of the academic training in Executive Secretariat at UFPE regarding the theoretical and practical preparation of graduates as mediators of internal communication, and also indicated that a curriculum reformulation is fundamental to encompass technological and social changes of contemporaneity. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.degree.departament | (CCSA-DCA) - Departamento de Ciências Administrativas | pt_BR |
dc.degree.graduation | Secretariado Executivo | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0008-0973-5675 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0009-4920-2109 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Secretariado Executivo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - MILENA E CAROLINA.pdf | 264,38 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons