Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54115

Compartilhe esta página

Título: Transurbância Vitoriense: O percorrer do trilho entre os espaços banais e inconscientes da cidade.
Autor(es): CRUZ, Laís Maria Alvares da
Palavras-chave: Urbanismo; Paisagismo; Estrada de Ferro Central; Vitória de Santo Antão; História urbana; Paisagem; Caminhabilidade
Data do documento: 2-Out-2023
Citação: CRUZ, Laís Maria Alvares da. Transurbância vitoriense: O percorrer do trilho entre os espaços banais e inconscientes da cidade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de Arquitetura e Urbanismo - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O presente trabalho, parte da história da linha férrea em Vitória de Santo Antão/PE para entender como um elemento que moldou o desenho urbano da cidade na década de 1880 tornou-se, ao longo dos anos, em um elemento divisor e desconexo da malha urbana, criando, no trajeto do trilho, grandes espaços vazios e ociosos em meio à área mais central, histórica, comercial e movimentada do município. Resultando na elaboração de uma proposta, de natureza investigativa e propositiva, que parte da vivência pelo caminhar para uma intervenção urbano-paisagística, em nível de estudo preliminar, considerando os vestígios da antiga estrada de ferro de Vitória de Santo Antão, proporcionando a criação de espaços públicos que possam recontar parte da memória da cidade por meio da implantação de um parque urbano na sede do município de Vitória – PE.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54115
Aparece nas coleções:(TCC) - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Laís Maria Alvares da Cruz.pdf91,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons