Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54115

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorARAUJO, Cristina Pereira de-
dc.contributor.authorCRUZ, Laís Maria Alvares da-
dc.date.accessioned2023-12-18T14:08:39Z-
dc.date.available2023-12-18T14:08:39Z-
dc.date.issued2023-10-02-
dc.date.submitted2023-12-16-
dc.identifier.citationCRUZ, Laís Maria Alvares da. Transurbância vitoriense: O percorrer do trilho entre os espaços banais e inconscientes da cidade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de Arquitetura e Urbanismo - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54115-
dc.description.abstractO presente trabalho, parte da história da linha férrea em Vitória de Santo Antão/PE para entender como um elemento que moldou o desenho urbano da cidade na década de 1880 tornou-se, ao longo dos anos, em um elemento divisor e desconexo da malha urbana, criando, no trajeto do trilho, grandes espaços vazios e ociosos em meio à área mais central, histórica, comercial e movimentada do município. Resultando na elaboração de uma proposta, de natureza investigativa e propositiva, que parte da vivência pelo caminhar para uma intervenção urbano-paisagística, em nível de estudo preliminar, considerando os vestígios da antiga estrada de ferro de Vitória de Santo Antão, proporcionando a criação de espaços públicos que possam recontar parte da memória da cidade por meio da implantação de um parque urbano na sede do município de Vitória – PE.pt_BR
dc.format.extent110p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectUrbanismopt_BR
dc.subjectPaisagismopt_BR
dc.subjectEstrada de Ferro Centralpt_BR
dc.subjectVitória de Santo Antãopt_BR
dc.subjectHistória urbanapt_BR
dc.subjectPaisagempt_BR
dc.subjectCaminhabilidadept_BR
dc.titleTransurbância Vitoriense: O percorrer do trilho entre os espaços banais e inconscientes da cidade.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0202891671361202pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8068366194146208pt_BR
dc.description.abstractxThis work is based on the history of the railway line in Vitória de Santo Antão/PE to understand how an element that shaped the urban design of the city in the 1880s became, over the years, a divisive and disconnected element of the urban network, creating, along the route of the railway, large empty and idle spaces in the middle of the most central, historic, commercial and busy area of the County. Resulting in the elaboration of a proposal, of an investigative and propositional nature, at a preliminary study level, which starts from the experience of walking to an urban-landscape intervention, considering the remains of the old Vitória de Santo Antão railway, providing the creation of public spaces that can recount part of the city's memory through the implementation of an urban park in the headquarters of the County of Vitória – PE.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DAU) - Departamento de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Arquitetura e Urbanismo – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Arquitetura e Urbanismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Laís Maria Alvares da Cruz.pdf91,82 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons