Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54115
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ARAUJO, Cristina Pereira de | - |
dc.contributor.author | CRUZ, Laís Maria Alvares da | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-18T14:08:39Z | - |
dc.date.available | 2023-12-18T14:08:39Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-02 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-16 | - |
dc.identifier.citation | CRUZ, Laís Maria Alvares da. Transurbância vitoriense: O percorrer do trilho entre os espaços banais e inconscientes da cidade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de Arquitetura e Urbanismo - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54115 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho, parte da história da linha férrea em Vitória de Santo Antão/PE para entender como um elemento que moldou o desenho urbano da cidade na década de 1880 tornou-se, ao longo dos anos, em um elemento divisor e desconexo da malha urbana, criando, no trajeto do trilho, grandes espaços vazios e ociosos em meio à área mais central, histórica, comercial e movimentada do município. Resultando na elaboração de uma proposta, de natureza investigativa e propositiva, que parte da vivência pelo caminhar para uma intervenção urbano-paisagística, em nível de estudo preliminar, considerando os vestígios da antiga estrada de ferro de Vitória de Santo Antão, proporcionando a criação de espaços públicos que possam recontar parte da memória da cidade por meio da implantação de um parque urbano na sede do município de Vitória – PE. | pt_BR |
dc.format.extent | 110p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Urbanismo | pt_BR |
dc.subject | Paisagismo | pt_BR |
dc.subject | Estrada de Ferro Central | pt_BR |
dc.subject | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.subject | História urbana | pt_BR |
dc.subject | Paisagem | pt_BR |
dc.subject | Caminhabilidade | pt_BR |
dc.title | Transurbância Vitoriense: O percorrer do trilho entre os espaços banais e inconscientes da cidade. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0202891671361202 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8068366194146208 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work is based on the history of the railway line in Vitória de Santo Antão/PE to understand how an element that shaped the urban design of the city in the 1880s became, over the years, a divisive and disconnected element of the urban network, creating, along the route of the railway, large empty and idle spaces in the middle of the most central, historic, commercial and busy area of the County. Resulting in the elaboration of a proposal, of an investigative and propositional nature, at a preliminary study level, which starts from the experience of walking to an urban-landscape intervention, considering the remains of the old Vitória de Santo Antão railway, providing the creation of public spaces that can recount part of the city's memory through the implementation of an urban park in the headquarters of the County of Vitória – PE. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DAU) - Departamento de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Arquitetura e Urbanismo – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Arquitetura e Urbanismo |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Laís Maria Alvares da Cruz.pdf | 91,82 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons