Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54113

Share on

Title: O uso do referente no espaço gramatical
Authors: SILVA, Rebeca Moisés Costa da
Keywords: Classificadores;; Espaço referencial; Libras;; Libras;; Música;; Pronomes.
Issue Date: 26-Sep-2023
Citation: SiILVA, Rebeca. O uso do referente no espaço gramatical. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Libras) - Universidade Federal De Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O trabalho proposto tem por objetivo, analisar o uso de alguns pronomes e dos classificadores no espaço referencial, utilizando-se dos marcadores assertivos, trazendo-nos clareza no entendimento necessário do conteúdo transferido para a pessoa surda. Como também, iremos abordar alguns dos tipos de espaços mentais, para que possamos ter uma base de conhecimento sobre o assunto. Através da arte do profissional Tradutor/Intérprete de Libras Tom Min Alves, descrevemos quais estratégias foram utilizadas pelo tradutor. Analisa-se a importância do estudo detalhado, em que faremos um passo a passo desse espaço referencial, identificarmos as formas utilizadas na música interpretada, que é o objeto de estudo. A música Um minuto é cantada por D’Black e Negra Li, e é composta por Vinicius D’Black. Através de partes selecionadas da música, faremos uma análise detalhada do tema abordado, selecionando algumas imagens, mostraremos com mais clareza os tipos de referências a qual citaremos durante todo o trabalho. Deseja-se que esse trabalho possa contribuir de maneira significativa na vida acadêmica e profissional de todos que compõem a comunidade surda. Em virtude de que, o conhecimento gramatical do uso do espaço referencial contribui de forma esclarecedora o entendimento sem barreiras comunicacionais para os usuários da língua sinalizada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54113
Appears in Collections:(TCC) - Letras - Libras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC REBECA MOISES COSTA DA SILVA.pdf768,48 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons