Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54102

Compartilhe esta página

Título: Avaliação otimizada de hastes de âncora de torres estaiadas baseada na reflectometria de sinais em micro-ondas
Autor(es): ALVES, Marcelo Macêdo
Palavras-chave: Engenharia Elétrica; Localização de falta; Medição e simulação; Modelagem eletromagnética; Reflectometria; Técnica não destrutiva
Data do documento: 26-Jul-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ALVES, Marcelo Macêdo. Avaliação otimizada de hastes de âncora de torres estaiadas baseada na reflectometria de sinais em micro-ondas. 2023. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Hastes de âncora são usadas na sustentação de cabos estaiados de torres de transmissão elétrica. Elas fazem parte de um complexo sistema de ancoragem que é montado para apoiar a enorme estrutura capaz de levar energia elétrica a diversas regiões. Muitas vezes a instalação dessas torres ocorre em lugares remotos, o que torna sua manutenção desafiadora. Além do mais, a verificação da integridade das hastes de âncora, que são fincadas em solo, é realizada através de uma inspeção visual. Isso requer que o solo ao redor da haste seja escavado, o que torna o processo caro e perigoso para os funcionários. Diversos métodos não destrutivos foram propostos para verificação da integridade de hastes de âncora, mesmo enterradas e sem a necessidade de escavar o solo. Uma delas trata-se da reflectometria no domínio da frequência. Essa análise pode fornecer informações valiosas a respeito da integridade da haste, já que, mudanças de impedância podem ser causadas por processos corrosivos em sua superfície. Contudo, é muito comum que estruturas auxiliares estejam presentes ao longo da haste de âncora, e assim, podem influenciar no diagnóstico sobre o estado da haste de âncora. Sendo assim, o principal objetivo deste trabalho é otimizar a análise da reflectometria, enfatizando posições de falha e diminuindo efeitos causados por outras estruturas. Resultados experimentais mostram que a análise da reflectometria pode indicar apenas a localização de uma possível falha corrosiva na superfície da haste, com uma imprecisão de 12%. Desse modo, aqui, medições e simulações são feitas em hastes de âncora usando teorias de espalhamento de parâmetro S para identificação de possíveis falhas na sua estrutura que é otimizada pela redução de efeitos indesejados. Esses efeitos são minimizados através de subtrator linear idealizado para ser operado em um Analisador Vetorial de Redes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54102
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Marcelo Macêdo Alves.pdf4,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons