Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54082

Compartilhe esta página

Título: Mulheres quilombolas de Povoação de São Lourenço (Goiana/PE) : trajetórias de vida e mobilização política
Autor(es): ANDRADE, Crislaine Venceslau de
Palavras-chave: Antropologia; Mulheres negras; Mulheres quilombolas; Relações de gênero; Comunidades tradicionais de pesca
Data do documento: 29-Ago-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ANDRADE, Crislaine Venceslau de. Mulheres quilombolas de Povoação de São Lourenço (Goiana/PE): trajetórias de vida e mobilização política. 2023. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este trabalho analisou como se configura a questão quilombola em Povoação de São Lourenço (Goiana-PE) a partir da articulação etnográfica da vida concreta das mulheres da comunidade com a categoria legal de reconhecimento de direitos. Procurei perguntar as mulheres da comunidade quilombola pesqueira de Povoação de São Lourenço sobre seus modos de existir, percebendo de que forma resultam em mobilização política. Dialoguei com aproximadamente 20 mulheres, em especial, com três que contaram suas histórias de vida e atuação política nas áreas de saúde, educação e justiça social. A pesquisa foi feita por meios etnográficos, com a utilização de procedimentos comuns à pesquisa antropológica, como o acompanhamento do cotidiano da comunidade, incluindo acompanhamento de moradoras em suas práticas, conversas informais e participação em eventos públicos. Além disso, a pesquisa apresenta uma dimensão autorreflexiva, pois é informada por meu lugar como mulher negra quilombola.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54082
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Crislaine Venceslau de Andrade.pdf2,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons