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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54080
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA, Everaldo Fernandes da | - |
dc.contributor.author | SANTOS, José Adelson Teixeira dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-14T11:03:26Z | - |
dc.date.available | 2023-12-14T11:03:26Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-29 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, José Adelson Teixeira dos. Possíveis contribuições da filosofia Ubuntu nas formações da Cáritas no Agreste Pernambucano. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54080 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo, intitulado “Possíveis Contribuições da Filosofia Ubuntu nas Formações da Cáritas no Agreste Pernambucano”, está interligado com minha origem quilombola, que me motivou estudar as filosofias africanas. Nesse horizonte compreensivo, centrei minha perspectiva de pesquisa nos fundamentos, princípios e práticas da Filosofia Ubuntu, latentes na Cáritas, organização não governamental, que desenvolve projetos sociais direcionados especialmente para os sujeitos sociais do campo, com seus desafios e potencialidades. Este estudo tem como objetivo geralcompreender as possíveis contribuições da Filosofia Ubuntu nas atividades formativas e práticas da Cáritas, especialmente na construção das cisternas na Comunidade Quilombola de Estivas, Garanhuns-PE. Formulamos como pergunta de pesquisa: Quais são as possíveis contribuições da Filosofia Ubuntu nas atividades formativas da Cáritas Regional NE II? Perseguindo a referida pergunta e objetivos, servimo-nos das abordagens teóricas de Mogobe Ramose (2009), Desmond Tutu (2014), Malomalo (2010), Renato Noguera (2012), Almeida (2019 e 2016), Alves (2018), Cunha Junior (2010), Gonçalves (2018), Ivo (2005), Malvezzi (2007) e Meneses (2021). A natureza desta pesquisa é qualitativa, baseada em Minayo (1994), tendo como método o Estudo deCaso de Alargado Lage (2013). Para a coleta de dados, servimo-nos de fontes documentais da Cáritas, do diário de Campo, de entrevistas semiestruturadas e d a observação participante. Como técnica de análise, utilizamos a análise de conteúdo com recorte temático de Bardin (1977). Concluímos, mediante os achados, que as contribuições significativas da Filosofia Ubuntu nas formações e ações da Cáritas,focadamente na Comunidade Quilombola de Estivas, consistem em: despertar a amplitude da visão e intervenção da Cáritas, levando em conta as questões étnico-raciais em vez de formações gerais de caráter quase universal; a necessidade de incluir uma leitura interseccional em suas formações que reúna as questões de gênero, raça, classe social, intergeracional e da cultura local com suas especificidades; a ampliação do entendimento de temporalidades que passem ao largo da compreensão empresarial, e as cisternas como instrumentos de fortalecimento de redes comunitárias e de lutas emancipatórias das mulheres. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ubuntu (Filosofia) | pt_BR |
dc.subject | Cáritas brasileira. (Brasil, Nordeste) | pt_BR |
dc.subject | Quilombolas | pt_BR |
dc.subject | Estiva | pt_BR |
dc.subject | Comunidades | pt_BR |
dc.title | Possíveis contribuições da filosofia Ubuntu nas formações da Cáritas no Agreste Pernambucano | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9960259769278311 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0104022108712505 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present study entitled: "Possible Contributions of the Ubuntu Philosophy in the Formations of Cáritas in the Agreste Pernambucano" is intertwined with my quilombo background, which motivated me to study African Philosophies. Inthis comprehensive horizon, i centered my research perspective on the fundamentals, principles and practices of the Ubuntu Philosophy, latent in Cáritas, a non-governmentalorganization that develops social projects aimed, especially, at the social subjects of the countryside, with their challenges and potential. This study has the general objective: Tounderstand the possible contributions of the Ubuntu Philosophy in the formative and practical activities of Cáritas, especially, in the construction of cisterns in the Quilombola Community of Estivas Garanhuns-PE. We formulated as a research question: What are the possible contributions of the Ubuntu Philosophy in the training activities of Caritas Regional NE II? Pursuing this question and objectives, we used the theoretical approaches of Mogobe Ramose (2009), Desmond Tutu (2014), Malomalo (2010), Renato Noguera (2012), Almeida (2019; 2016), Alves (2018), Cunha Junior (2010), Gonçalves (2018), Ivo (2005), Malvezzi (2007) and Meneses (2021). The natureof this research is qualitative Minayo (1994), using the Extended Case Study method Lage (2013). For data collection, we used documentary sources from Cáritas, the field diary, semi-structured interviews and participant observation. As an analysis technique, we used content analysis with a thematic approach Bardin (1977). We conclude, through the findings, that the significant contributions of the Ubuntu Philosophy in the formations and actions of Cáritas, focused on the Quilombola Community of Estivas, consist of: awakening the amplitude of the vision and intervention of Cáritas taking intoaccount the ethnic-racial issues instead of of general formations of an almost universal character; the need to include an intersectional reading in their training that brings together gender, race, social class, intergenerational and local culture issues with their specificities; expansion of the understanding of temporalities that go beyond business understanding; cisterns as instruments for strengthening community networks and women's emancipatory struggles. | pt_BR |
dc.description.abstractx | El presente estudio titulado: "Posibles Aportes de la Filosofía Ubuntu en las Formaciones de Cáritas en el Agreste Pernambucano" se entrelaza con mi origen Quilombola, que me motivó a estudiar las Filosofías Africanas. En este horizonte integral, centré mi perspectiva investigativa en los fundamentos, principios y prácticas de la Filosofía Ubuntu, latente en Cáritas, organización no gubernamental que desarrolla proyectos sociales dirigidos, especialmente, a los sujetos sociales del campo, con sus desafíos y potencial. Este estudio tiene como objetivo general: Comprender los posibles aportes de la Filosofía Ubuntu en las actividades formativas y prácticas de Cáritas, en especial, en la construcción de cisternas en la Comunidad Quilombola de Estivas Garanhuns-PE. Formulamos como pregunta de investigación: ¿Cuáles son los posibles aportes de la Filosofía Ubuntu en las actividades de formación de Cáritas Regional NE II? Siguiendo esta pregunta y objetivos, utilizamos los enfoques teóricos de Mogobe Ramose (2009), Desmond Tutu (2014), Malomalo (2010), Renato Noguera (2012), Almeida (2019; 2016), Alves (2018), Cunha Junior ( 2010), Gonçalves (2018), Ivo (2005), Malvezzi (2007) y Meneses (2021). La naturaleza de esta investigación es cualitativa Minayo (1994), utilizando el método de Estudio de Caso Extendido Lage (2013). Para la recolección de datos se utilizaron fuentes documentales de Cáritas, el diario de campo, entrevistas semiestructuradas y observación participante. Como técnica de análisis se utilizó el análisis de contenido con enfoque temático Bardin (1977). Concluimos, a través de los hallazgos, que los aportes significativosde la Filosofía Ubuntu en las formaciones y acciones de Cáritas, enfocadas en la Comunidad Quilombola de Estivas, consisten en: despertar la amplitud de la visión e intervención de Cáritas teniendo en cuenta la etnia- cuestiones raciales en lugar de formaciones generales de carácter casi universal; la necesidad de incluir en su formación una lectura interseccional que reúna las cuestiones de género, raza, clase social, intergeneracional y cultura local con sus especificidades; ampliación de la comprensión de las temporalidades que van más allá de la comprensión empresarial; las cisternas como instrumentos para el fortalecimiento de las redes comunitarias y las luchas emancipatorias de las mujeres. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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