Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54071

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFEITOSA, Saulo Ferreira-
dc.contributor.authorNOGUEIRA, Rosicreide Soares-
dc.date.accessioned2023-12-13T12:28:27Z-
dc.date.available2023-12-13T12:28:27Z-
dc.date.issued2023-09-06-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Rosicreide Soares. Nucleação e fechamento de escolas no campo no contexto do semiárido: vivências e resistências de comunidades camponesas no município de Sumé-PB. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54071-
dc.description.abstractA presente pesquisa vincula-se à linha Educação e Diversidade do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Este estudo abordou os impactos decorridos da Política de Nucleação e Fechamento de Escolas no campo no município de Sumé, no estado da Paraíba, enfatizando os efeitos desta na dinâmica política, econômica, social e cultural das comunidades rurais da Pitombeira, da Carnaúba de Cima e do Assentamento Mandacaru. Em nossa abordagem teórica-metodológica nos ancoramos ao Pensamento Decolonial, por nos possibilitar refletir sobre a negação do direito à educação dos povos do campo, que resistem diante do processo de silenciamento e inferiorizarão a que são postos. No que diz respeito ao Pensamento Decolonial nos embasamos nos estudos e conceitos propostos pelos seguintes autores (as): e, seus respetivos conceitos: Colonialismo, Racialização, Racionalização (MIGNOLO, 2008, 2020), Colonialidade do Poder, Saber, Ser (QUIJANO, 2005, 2007, 2000) e Natureza (WALSH, 2008, 2009), Decolonialidade, Diferença Colonial, Pensamento de Fronteira, Desobediência Epistêmica, e saberes Subalternos (MIGNOLO, 2008, 2020). Nossa pesquisa que se expressa no seguinte questionamento: como as comunidades campesinas tem reagido frente à subtração do direito à educação? Para respondermos à pergunta traçamos como objetivo geral: apreender, a partir das narrativas, das vivências e resistências sujeitos do campo, os impactos advindos do fechamento das escolas na dinâmica política, social e cultural das comunidades de Pitombeira, Carnaúba de Cima e Assentamento Mandacaru. Como objetivos específicos: a) mapear à realidade das comunidades das escolas do campo nucleadas e fechadas no município de Sumé-PB; b) compreender a Política de nucleação de escolas do campo no município de Sumé-PB; e c) discutir os desdobramentos da política de Nucleação nas comunidades rurais da Pitombeira, da Carnaúba de Cima e do Assentamento Mandacaru. A política de nucleação imposta as comunidades da Pitombeira, da Carnaúba de Cima e do Assentamento Mandacaru ocorreu de forma arbitrária e sem nenhum diálogo com a comunidade. Os argumentos trazidos pela gestão municipal se contradizem com os marcos normativos para a educação do campo e com as leis que regem o direito a educação do e no campo no Brasil. Enquanto desdobramentos dessa política de nucleação temos a resistência dos sujeitos à gestão centralizadora, questionando e tensionando o poder local e apontando a fragilidade do direito conquistado.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPensamento decolonialpt_BR
dc.subjectPolítica de nucleaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscola do campopt_BR
dc.titleNucleação e fechamento de escolas no campo no contexto do semiárido : vivências e resistências de comunidades camponesas no município de Sumé-PBpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coTORRES, Denise Xavier-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8922447352850881pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7755039016472671pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxThis research is linked to the Education and Diversity line of the Graduate Program in Contemporary Education of the Academic Center of Agreste (CAA), of the Federal University of Pernambuco (UFPE). The research analyzed the impacts of the Policy for Nucleation and Closing of Schools in the countryside in the municipality of Sumé, in the state of Paraíba, emphasizing its effects on the political, economic, social and cultural dynamics of rural communities Pitombeira, Carnaúba de Cima and Settlement Mandacaru . In our theoretical- methodological approach, we are anchored to Decolonial Thought, as it allows us to reflect on the denial of the right to education of rural people, who resist the process of silencing and will inferiorize what they are subjected to. With regard to Decolonial Thought, we will follow the path led by the authors and their respective concepts: Colonialism, Racialization, Rationalization (MIGNOLO, 2008, 2020), Coloniality of Power, Knowledge, Being (QUIJANO, 2005, 2007, 2000) and Nature (WALSH, 2008, 2009), Decoloniality, Colonial Difference, Border Thinking, Epistemic Disobedience, and Subaltern Knowledges (MIGNOLO, 2008, 2020). Our research is expressed in the following question: how have peasant communities reacted to the subtraction of the right to education? In order to answer the question, we outline the general objective: to apprehend, from the narratives, experiences and resistances of rural subjects, the impacts arising from the closing of schools on the political, social and cultural dynamics of the communities of Pitombeira, Carnaúba de Cima and Settlement Mandacaru. As specific objectives: a) to map the reality of the communities of nucleated and closed rural schools in the municipality of Sumé-PB; b) Understand the policy for the nucleation of rural schools in the municipality of Sumé-PB. c) discuss the impacts of the Nucleation policy in rural communities Pitombeira, Carnaúba de Cima and Settlement Mandacaru. The nucleation policy imposed on the communities of Pitombeira, Carnaúba de Cima and Settlement Mandacaru occurred arbitrarily and without any dialogue with the community. The arguments brought by the municipal administration contradict themselves with the normative frameworks for education in the countryside and with the laws that govern the right to education in and in the countryside in Brazil. As consequences of this policy of nucleation, we have the subjects' resistance to centralized management, questioning and putting pressure on local power and pointing out the fragility of the conquered right.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/6913539254861756pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Rosicreide Soares Nogueira.pdf4,19 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons