Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54069

Compartilhe esta página

Título: Avaliação da autocompaixão como estratégia de promoção de qualidade de vida e felicidade sexual percebida em homens com epilepsia
Autor(es): NASCIMENTO, Pedro Paulo Gomes do
Palavras-chave: Saúde mental; Impacto de doença; Saúde do homem; Teoria cognitivo comportamental; Promoção de saúde
Data do documento: 25-Nov-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: NASCIMENTO, Pedro Paulo Gomes do. Avaliação da autocompaixão como estratégia de promoção de qualidade de vida e felicidade sexual percebida em homens com epilepsia. 2023. Tese (Doutorado em Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A epilepsia é uma das doenças neurológicas mais frequentes no mundo, afetando discretamente mais o sexo masculino. Homens com epilepsia (HCE) sofrem mais com o impacto decorrente dessa doença, porém as diretrizes de cuidado são focadas na ocorrência de disfunções sexuais e não levam em consideração os fatores psicossociais que são relevantes para a ocorrência de depressão, ansiedade, bem como relacionados a melhores escores de qualidade de vida e satisfação sexual. Indo além, estratégias específicas para a promoção de saúde mental em homens como a autocompaixão são uma alternativa de proteção para a ocorrência de transtornos psiquiátricos e promoção de qualidade de vida. Esse estudo tem por objetivo avaliar a inter-relação entre características clínicas, conceitos de masculinidade, depressão, ansiedade e autocompaixão na ocorrência de disfunções sexuais e qualidade de vida em HCE. Foram avaliados 52 homens com epilepsia quanto características clínicas e sociodemográficas. Seguiu-se o uso de escalas Likert para indagar sobre crenças de masculinidade, a escala de autocompaixão, o coeficiente de saúde sexual masculina para avaliar a ocorrência de disfunções sexuais, a Escala Hospitalar de Depressão de Ansiedade – HADS para avaliar sintomas de ansiedade e depressão e o Quality of Life in Epilepsy de 31 questões - QOLIE-31 para avaliar qualidade de vida. HCE citaram os conceitos de ter o respeito dos amigos e ser um homem honrado como as principais características de um homem ideal. Autocompaixão está relacionada a menores sintomas de ansiedade e depressão em HCE. Depressão e ansiedade foram fatores relevantes na ocorrência de disfunções sexuais que apresentaram frequências compatíveis com a literatura. Satisfação com relacionamentos e com o trabalho, juntamente com depressão e ansiedade foram relevantes para maiores escores de qualidade de vida. Exercícios de autocompaixão se mostraram efetivos para melhora de sintomas ansiosos e depressivos. Em conclusão, as normas masculinas estão implicadas na ocorrência de ansiedade, depressão e comportamento de autocompaixão em HCE. A ocorrência de disfunções sexuais em HCE é frequente e diretamente relacionada a sintomas depressivos e ansiosos. A autocompaixão é um fator de proteção contra sintomas depressivos e ansiosos, representando uma estratégia promissora para promoção de saúde mental em HCE.
Descrição: VALENÇA, Luciana P. Andrade, também é conhecida em citações bibliográficas por: VALENÇA, Luciana Patrizia Alves de Andrade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54069
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Pedro Paulo Gomes do Nascimento.pdf3,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons