Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54065

Share on

Title: Desafios da arte contemporânea para a educação: práticas e políticas
Authors: LOPONTE, Luciana Gruppelli
Keywords: arte contemporânea; formação; educação; práticas e políticas educacionais; Brasil
Issue Date: Dec-2012
Citation: LOPONTE, Luciana Gruppelli. Desafios da arte contemporânea para a educação: práticas e políticas. Education Policy Analysis Archives, [S.L.], v. 20, p. 1-19, 21 dez. 2012. Education Policy Analysis Archives. http://dx.doi.org/10.14507/epaa.v20n42.2012. Disponível em: https://epaa.asu.edu/ojs/index.php/epaa/article/view/1125/1025. Acesso em: 27 abr. 2022.
Abstract: O presente artigo apresenta discussões em torno dos desafios que as artes podem trazer ao campo da educação, problematizando especialmente os modos pelos quais as produções contemporâneas podem instigar processos de formação menos lineares e mais abertos, menos rígidos e mais flexíveis, menos racionais e mais poéticos, capazes de produzir um pensamento que nos ajude a enfrentar a complexidade que é educar em nosso tempo. A relação e tensão entre arte e educação são exploradas no texto, além de seus possíveis efeitos em práticas e políticas educacionais mais amplas. Como principal companhia teórica, utilizam-se os aportes filosóficos de Friedrich Nietzsche, teóricos das artes tais como Arthur Danto, além da discussão a partir da produção de três artistas contemporâneas
Description: Todas as notas de rodapé estão incluídas no final do texto
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54065
Appears in Collections:Artigo - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LOPONTE. Desafios arte contemporânea. p. 1-15.pdf
  Restricted Access
190,44 kBAdobe PDFView/Open    Item embargoed


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.