Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5406
Title: Tecnologias colaborativas: proposta de modelo de rede temática para evasão e retenção na UFPE
Authors: Telino Leal de Lacerda, Veronica
Keywords: Redes temáticas;Evasão e retenção;Tecnologias colaborativas;Colaboração
Issue Date: 31-Jan-2010
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Telino Leal de Lacerda, Veronica; Paula Cabral Seixas Costa, Ana. Tecnologias colaborativas: proposta de modelo de rede temática para evasão e retenção na UFPE. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Abstract: Esta dissertação consiste em um estudo bibliográfico cujo objetivo principal é apresentar alguns aspectos que podem ajudar na criação e uso de uma rede temática, suportadas por tecnologias da informação e comunicação - tecnologias colaborativas, incluindo como exemplo, um conjunto de domínios sobre os quais se esboce uma rede onde aconteça debates sobre a evasão e retenção dos alunos nos cursos de graduação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), problema de destaque no âmbito das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Brasil atualmente. A discussão incide sobre os níveis de dimensões e o desempenho das redes temáticas; a elaboração, as recomendações e algumas dificuldades de implantação de uma rede dessa natureza, junto à construção do seu passo a passo; e os processos e classificações de sistemas colaborativos, tipologias e aplicações com tecnologias colaborativas, tendências emergentes e alguns problemas e oportunidades pela adoção do seu uso. A proposta de criação da aplicação Rede Temática sobre Evasão e Retenção (REvRe) para tratar o problema pode ser considerada como o aspecto inovador desta pesquisa
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5406
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo514_1.pdf977.31 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.