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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54021

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLOPES, Christianne Calado Vieira de Melo-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Antônia Bernardo de Souza-
dc.date.accessioned2023-12-11T17:33:04Z-
dc.date.available2023-12-11T17:33:04Z-
dc.date.issued2023-10-04-
dc.date.submitted2023-12-05-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Antônia Bernardo de Souza. Os níveis dos sintomas da Síndrome de Burnout: Um estudo com os trabalhadores estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54021-
dc.description.abstractO principal objetivo desta pesquisa é observar os níveis dos sintomas da Síndrome de Burnout com os trabalhadores estudantes do curso de Ciências Contábeis da UFPE. A metodologia apresentada se deu com a realização de uma pesquisa utilizando MBI – Maslach Burnout Inventory, que vem sendo adaptado e traduzido para o Brasil ao longo dos anos. Os sintomas abordados pelo MBI da presente pesquisa são: Exaustão Mental, Despersonalização e Realização Pessoal, de acordo com experiências pessoais dos estudantes no ambiente de trabalho. De forma quantitativa, foi aplicado um questionário pela ferramenta Google Forms. O formulário foi compartilhado com os alunos que realizavam algum tipo de atividade laboral dentro das áreas pertinentes à contabilidade sendo que, destes, 147 estudantes aceitaram participar da pesquisa. No entanto, apenas 128 respostas foram utilizadas como base de dados, dos quais foram separados em dois grupos, Estagiários e demais cargos no mercado de trabalho. A Exaustão Mental se apresenta como a sensação de sentir-se esgotado mentalmente de forma corriqueira. A partir da coleta de dados constatou-se que 14,52% dos estagiários e 33,33% dos demais cargos vêm se sentindo consumidos no final de um dia de trabalho diariamente. Quanto à Despersonalização, sentimento de atitude negativa com o trabalho e as pessoas ao seu redor, o resultado de maior relevância foi 79,03% para o primerio grupo e 45,45% para o segundo, referente a nunca apresentar insensibilidade com o próximo após entrar no trabalho. Por último a Realização Pessoal, que diz respeito à satisfação pessoal com o trabalho, 54,84% dos estagiários e 53,03% dos analistas, assistentes e cargos acima afirmaram tratar de forma eficaz os problemas e manter diálogos produtivos com os clientes, frequentemente. Portanto, na amostra analisada, percebe-se que os participantes não apresentam indícios de elevados níveis dos sintomas da Síndrome de Burnout nos trabalhadores estudantes da instituição estudada. Desse modo, a pesquisa oferece valor relevante para as abordagens sobre os níveis da Síndrome de Burnout nos trabalhadores estudantes e sua saúde mental, buscando atentar para os efeitos na vida acadêmica e laboral.pt_BR
dc.format.extent52p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSíndrome de Burnoutpt_BR
dc.subjectExaustão Mentalpt_BR
dc.subjectDespersonalizaçãopt_BR
dc.subjectRealização Pessoalpt_BR
dc.subjectTrabalhadores estudantespt_BR
dc.titleOs níveis dos sintomas da Síndrome de Burnout: Um estudo com os trabalhadores estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4309332721843465pt_BR
dc.description.abstractxThe main objective of this research is to observe the levels of symptoms of Burnout Syndrome among student workers in the Accounting Sciences program at UFPE. The methodology used involved conducting a study using the MBI – Maslach Burnout Inventory, which has been adapted and translated for Brazil over the years. The symptoms addressed by the MBI in this study are: Mental Exhaustion, Depersonalization, and Personal Achievement based on the personal experiences of students in the workplace. Quantitatively, a questionnaire was administered through the Google Forms tool. The form was shared with students engaged in work activities related to the field of accounting and, of these, 147 students agreed to participate in the research. However, only 128 responses were used as the basis for the data analysis, and these were divided into two groups: Interns and other job positions in the labor market. Mental Exhaustion presents itself as the feeling of being mentally drained on a regular basis. Data collection revealed that 14.52% of interns and 33.33% of other job positions feel mentally exhausted daily after a day of work. Regarding Depersonalization, which involves a negative attitude toward work and the people around them, the most significant result was 79.03% for the first group and 45.45% for the second group, indicating that they never exhibit insensitivity toward others after starting work. Finally, Personal Accomplishment, which relates to personal satisfaction with work, indicated that 54.84% of interns and 53.03% of analysts, assistants, and higher-level positions claimed to effectively address problems and engage in productive dialogues with clients frequently. Therefore, in the analyzed sample, it can be observed that the participants do not show significant signs of high levels of Burnout Syndrome symptoms among working students at the institution studied. Thus, the research provides valuable insights into the levels of Burnout Syndrome among working students and their mental health, aiming to raise awareness of its effects on academic and professional life.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Ciências Sociaispt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais pt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Ciências Contábeispt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
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