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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54011

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Título: Currículo de história e agência docente: possibilidades de articulação nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): GABRIEL, Carmen Teresa
LIMA, Tatiana Polliana Pinto de
Palavras-chave: currículo de história; relação com o saber; agência; ensino fundamental
Data do documento: Set-2020
Citação: GABRIEL, Carmen Teresa; LIMA, Tatiana Polliana Pinto de. Currículo de história e agência docente: possibilidades de articulação nos anos iniciais do ensino fundamental. Roteiro, Joaçaba, v. 46, p. 01-25, 24 set. 2020.
Abstract: Este texto tem por objetivo explorar as articulações entre a produção de currículos de História e os processos de subjetivação política mobilizados pelas professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na relação estabelecida com o conhecimento histórico legitimado como objeto de ensino. As contribuições das teorizações curriculares pós-estruturalistas e da pesquisa biográfica ofereceram o quadro de inteligibilidade no âmbito do qual significamos e operamos, nesta escrita, com as categorias analíticas selecionadas. Nesse movimento procuramos compreender a relação estabelecida pelas docentes com o saber histórico escolar. Na perspectiva aqui privilegiada, o entendimento da natureza dessa relação é uma chave de leitura incontornável para a compreensão da articulação pretendida. Ao longo do texto, buscamos sustentar e argumentar a favor da potência heurística de trabalharmos na interface de duas hipóteses: (i) os/as docentes produzem e reinventam currículos no seu cotidiano profissional por meio do tipo de relação estabelecida com o conhecimento na sala de aula e (ii) a agência docente está diretamente vinculada à maneira de como elas significam essa relação. Selecionamos como campo empírico um conjunto de narrativas de docentes dos Anos Iniciais cujas práticas profissionais exercidas em culturas escolares distintas têm em comum o fato de serem reconhecidas, pelos seus próprios pares, como diferenciadas e instigantes no que diz respeito ao ensino de História nesse nível de ensino.
Descrição: Todas as notas de rodapé estão no final do texto
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54011
Aparece nas coleções:Artigo - Ciências Humanas

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GABRIEL. Currículo História Ensino. p. 1-25.pdf
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