Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/540
Title: A aprendizagem de gestores de empresas de incorporação da Região Metropolitana de Recife por meio de experiências e reflexões : um estudo de muitos casos
Authors: de Barros Correia Vitório, Sandra
Keywords: Aprendizagem de gerentes; Aprendizagem pela experiência; Prática reflexiva; Gestores de empresas de incorporação
Issue Date: 31-Jan-2008
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: de Barros Correia Vitório, Sandra; de Aquino Lucena, Eduardo. A aprendizagem de gestores de empresas de incorporação da Região Metropolitana de Recife por meio de experiências e reflexões : um estudo de muitos casos. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Abstract: O objetivo deste estudo foi compreender como os gestores aprendem por meio de experiências e reflexões e como essa aprendizagem contribui para a prática profissional. Para atingir tal objetivo, foram formuladas as seguintes perguntas de pesquisa: a) Como os gestores aprendem por meio de experiências e reflexões? b) Como a aprendizagem tem contribuído na atuação profissional dos gestores? A fundamentação teórica utilizada constitui estudos das áreas de trabalho do executivo, aprendizagem pela experiência e prática reflexiva. A pesquisa foi realizada no formato de estudo qualitativo de múltiplos casos e teve como campo empírico três empresas incorporadoras da Região Metropolitana de Recife: AWM Engenharia Ltda, Construtora Carrilho Ltda e Exata Engenharia Ltda. Foram realizados os métodos de observação e entrevista semi-estruturada com cada um dos nove gestores participantes do estudo. A metodologia utilizada para a análise dos dados recolhidos foi a análise cruzada dos casos, que possibilitou a construção das seguintes conclusões: a) Os gestores aprendem por meio de experiências específicas da prática profissional, pelas redes de relacionamentos que constroem no dia-a-dia do trabalho, pela prática reflexiva e passando por experiências de disjunção e b) A prática profissional dos gestores é influenciada pelo estímulo ao gerenciamento e ao aprendizado na empresa, pela adoção de rotinas e procedimentos e pela vivência de experiências de disjunção
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/540
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo1076_1.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.