Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53996

Comparte esta pagina

Título : Eu: corpomodificado - uma reflexão sobre o estudo de Estela Lapponi e a trajetória de uma docente em formação do curso de Teatro da UFPE.
Autor : SILVA, Iale Samara Rodrigues da
Palabras clave : Teatro; Pessoa com Deficiência; Educação Inclusiva; Corpo Intruso
Fecha de publicación : 4-oct-2023
Citación : SILVA, Iale Samara Rodrigues da. Eu: corpomodificado - uma reflexão sobre o estudo de Estela Lapponi e a trajetória de uma docente em formação do curso de Teatro da UFPE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Teatro/Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : Esta monografia apresenta uma reflexão sobre a relação da pessoa com deficiência e seu lugar na sociedade. O trabalho enfoca, em particular, os estudos da performer paulistana, Estela Lapponi, que se tornou uma pessoa com deficiência aos 24 anos de idade, e que, em sua busca por um lugar de pertencimento, desenvolveu o termo “corpo intruso”, um dos conceitos centrais para esta pesquisa. O estudo, que tem viés biográfico, busca no pensamento e na ação de Lapponi, como questionadora das práticas excludentes que afetam as pessoas com deficiência, elementos para um melhor entendimento da jornada formativa vivida pela própria autora desta pesquisa, como discente com limitações corporais no Curso de Teatro/Licenciatura, da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. O trabalho, que lança um breve olhar sobre o avanço dos direitos da pessoa com deficiência no Brasil, aborda ainda o termo “bipedia compulsória”, cunhado pelo artista-pesquisador Edu O, ao discutir as noções de “capacitismo” e de “inclusão”, chamando especial atenção para a necessidade de uma melhor preparação nessa temática para os docentes de Teatro.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53996
Aparece en las colecciones: (TCC) - Teatro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Iale Samara Rodrigues da Silva.pdf539,93 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons