Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53992
Share on
Title: | Cultura e educação na idade média: aspectos histórico-filosófico-teológicos |
Authors: | XAVIER, Antônio Roberto CHAGAS, Eduardo Ferreira REIS, Edilberto Cavalcante |
Keywords: | idade medieval; cultura; educação |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | XAVIER, Antônio Roberto; CHAGAS, Eduardo Ferreira; REIS, Edilberto Cavalcante. Cultura e educação na idade média: aspectos histórico-filosófico-teológicos. Revista Dialectus, [s.l.], 2017. v. 4, n. 11, p. 310-326. |
Abstract: | Este artigo objetiva ratificar epistemologicamente a desmistificação convencional sobre a Idade Média como sendo a “Idade das Trevas”. Para tanto, elencaram-se como categorias principais de análise a cultura e a educação nesse período histórico. Trata-se de uma pesquisa construída através de revisão de literatura em referenciais teóricos peculiares. Utilizou-se o método dedutivo, acompanhado de abordagem qualitativa. O artigo distribui-se em quatro tópicos. O primeiro faz uma exposição geral do texto. O segundo debate sobre os aspectos culturais e educacionais na Alta Idade Média. O terceiro discute acerca dos mesmos aspectos anteriores na Baixa Idade Média. Por fim, o quarto contempla alguns juízos de valor sobre todo o compósito textual. Os resultados demonstram que, em vez de um período de “trevas”, a Idade Média deve ser classificada como um período fértil nos aspectos culturais e educacionais, quando são fundados os sistemas escolares e universitários, legados que perduram até os dias atuais. |
Description: | Todas as notas de rodapé encontram-se no final do texto |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53992 |
Appears in Collections: | Artigo - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
XAVIER. Cultura e educação na idade. p. 310-326.pdf Restricted Access | 177,99 kB | Adobe PDF | View/Open Item embargoed |
This item is protected by original copyright |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.