Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53992

Share on

Title: Cultura e educação na idade média: aspectos histórico-filosófico-teológicos
Authors: XAVIER, Antônio Roberto
CHAGAS, Eduardo Ferreira
REIS, Edilberto Cavalcante
Keywords: idade medieval; cultura; educação
Issue Date: 2017
Citation: XAVIER, Antônio Roberto; CHAGAS, Eduardo Ferreira; REIS, Edilberto Cavalcante. Cultura e educação na idade média: aspectos histórico-filosófico-teológicos. Revista Dialectus, [s.l.], 2017. v. 4, n. 11, p. 310-326.
Abstract: Este artigo objetiva ratificar epistemologicamente a desmistificação convencional sobre a Idade Média como sendo a “Idade das Trevas”. Para tanto, elencaram-se como categorias principais de análise a cultura e a educação nesse período histórico. Trata-se de uma pesquisa construída através de revisão de literatura em referenciais teóricos peculiares. Utilizou-se o método dedutivo, acompanhado de abordagem qualitativa. O artigo distribui-se em quatro tópicos. O primeiro faz uma exposição geral do texto. O segundo debate sobre os aspectos culturais e educacionais na Alta Idade Média. O terceiro discute acerca dos mesmos aspectos anteriores na Baixa Idade Média. Por fim, o quarto contempla alguns juízos de valor sobre todo o compósito textual. Os resultados demonstram que, em vez de um período de “trevas”, a Idade Média deve ser classificada como um período fértil nos aspectos culturais e educacionais, quando são fundados os sistemas escolares e universitários, legados que perduram até os dias atuais.
Description: Todas as notas de rodapé encontram-se no final do texto
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53992
Appears in Collections:Artigo - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
XAVIER. Cultura e educação na idade. p. 310-326.pdf
  Restricted Access
177,99 kBAdobe PDFView/Open    Item embargoed


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.