Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5398
Título: Desenvolvimento de reatores com saturação natural para aplicação em sistemas de potência
Autor(es): FONTE, Luiz Antônio Magnata da
Palavras-chave: Reator saturado; Transmissão de energia
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Antônio Magnata da Fonte, Luiz; Afonso de Carvalho Júnior, Manoel. Desenvolvimento de reatores com saturação natural para aplicação em sistemas de potência. 2004. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: Esta tese propõe, na sua essência, uma técnica para o projeto básico dos reatores com saturação natural, destinados a aplicações em sistemas de potência, a qual atende todos os tipos conhecidos desse equipamento e, ainda mais, oferece as condições necessárias para tratar qualquer inovação nesse campo particular da Engenharia. A generalidade é, pois, a característica principal que permeia todos os procedimentos estabelecidos. Como parte dessa técnica, modelos matemáticos foram formulados para representar os reatores com saturação natural, os quais, naturalmente, guardam o mesmo caráter geral e por isso se prestam para representar todas as opções de reatores com saturação natural. Considerando-se que o programa EMTP-ATP é rotineiramente utilizado no setor elétrico brasileiro e mundial para os estudos de planejamento, esses modelos foram desenvolvidos para implementação nesse programa através dos recursos disponíveis na biblioteca do mesmo. Conquanto essa mesma forma de representação tenha sido indicada por outros pesquisadores, nenhum deles demonstrou a validade da mesma para a operação em correntes elevadas, normalmente vigentes nos transitórios, as quais fazem parte do presente trabalho. Finalmente, para consolidar e aprimorar a técnica de projeto proposta e, juntamente com a mesma, os modelos matemáticos, protótipos de reatores foram projetados e construídos de conformidade com os procedimentos estabelecidos. Os resultados de todos os ensaios realizados nesses protótipos, dentro das possibilidades oferecidas pelo laboratório do DEESP, mostraram a adequação da técnica proposta para o projeto básico dos reatores com saturação natural e, por conseqüência, dos modelos matemáticos formulados para os mesmos. Ressalta-se, entre outras contribuições deste trabalho e como fruto da tecnologia de projeto desenvolvida, um estudo acerca dos custos dos reatores com saturação natural, o qual, certamente, será de grande utilidade para subsidiar empresas e pesquisadores nas decisões que envolvam a aplicação desse equipamento
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5398
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Engenharia Elétrica

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAMF.pdf3 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.