Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53933

Compartilhe esta página

Título: O uso do dó móvel aliado ao solfejo e integrado à metodologia Kodály
Autor(es): BRAGA, Wagner da Silva
Palavras-chave: Metodologia; Uso da voz; Pedagogia; Kodály
Data do documento: 10-Mai-2023
Citação: BRAGA, Wagner da Silva. O uso do dó móvel aliado ao solfejo e integrado à metodologia Kodály. 2023. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Música - Licenciatura, Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O presente trabalho tem como seu principal objetivo trazer para o leitor o conhecimento da Metodologia de Zoltán Kodály (1882-1967) e, com esta, utilizar o Dó Móvel e a voz como principal fonte de trabalho, transformando-se num satisfatório meio para se musicalizar. Desta forma, esta pesquisa, apesar de poder servir como base para qualquer pessoa interessada nesta temática, está sobretudo direcionada aos docentes que trabalham com musicalização e, principalmente, aqueles que fazem uso da voz dentro desta. Para chegarmos a conclusões e entendimento das ideias, utilizamos diversas fontes que abordam o emprego da voz e dessa Metodologia em tela na sala de aula, sobretudo o livro Pedagogias em educação musical (MATEIRO, 2012) que traz a trajetória deste compositor desde os primórdios da sua vida musical até suas últimas obras e atribuições no meio pedagógico musical. Feito isto, podemos chegar a conclusão de que o uso do Dó Móvel através da Metodologia Kodály torna-se uma alternativa eficaz e, ao mesmo tempo, diversa das convencionais atuais. Desta forma, esperamos que este trabalho possa contribuir para a comunidade acadêmico-musical, principalmente, aos professores que atuam no ensino coletivo de música.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53933
Aparece nas coleções:(TCC) - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Wagner da silva braga.pdf568,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons