Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53907

Share on

Title: Análise das cartas de comentário: Exposure Draft da terceira edição do IFRS para pequenas e médias empresas do IASB na opinião dos grupos de interesse
Authors: BRANDAO, Carlos Henrique Pessoa Morais
Keywords: IFRS; Exposure Draft; Cartas de Comentários; Grupos de Interesse
Issue Date: 2-Oct-2023
Citation: BRANDAO, Carlos Henrique Pessoa Morais. Análise das cartas de comentário: Exposure Draft da terceira edição do IFRS para pequenas e médias empresas do IASB na opinião dos grupos de interesse. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A busca por padronização das normas contábeis vem aumentando com o passar dos anos para que as informações agreguem maior qualidade. Por conta disso, cada vez mais países estão adotando as normas e padrões emitidos pelo International Accounting Standards Board (IASB) conhecidos como International Financial Reporting Standards (IFRS). O objetivo deste estudo é realizar a análise das cartas de comentário do Exposure Draft da terceira edição do IFRS for Small and Medium-sized Entities (SMEs) onde os respondentes possuem a oportunidade de opinar diante das propostas do IASB para a norma e verificar se as propostas corresponderam às expectativas dos respondentes. Para isso, a metodologia utilizada foi a análise de conteúdo através da coleta das cartas e interpretação das respostas obtidas, separando os respondentes por grupos de interesse e identificando informações sobre seus países de origem ou atuam para que seja possível determinar o percentual de concordância e discordância de cada grupo de interesse. Os resultados da pesquisa mostram que os respondentes concordam com a grande maioria das propostas do IASB para as modificações, destacando que houve apenas um tópico em que houve discordância e que diferentemente de estudos anteriores de cartas de comentários, observou-se que o continente com maior número de participação foi a África, que anteriormente tinha uma participação consideravelmente menor e que a Europa predominava com a mais participativa. Contribuindo assim para que seja possível identificar grupos de interesse que precisam ser incentivados a participarem mais na elaboração e modificação das normas relacionadas às PMEs, assim como onde ainda há espaço para melhorias nas propostas do IASB para a versão definitiva do IFRS for SMEs.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53907
Appears in Collections:(TCC) - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC CARLOS HENRIQUE PESSOA MORAIS BRANDAO.pdf434,52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons