Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5389
Título: Galvanoplastia com cromo: diagnóstico das condições ambientais e ocupacionais em pequenas empresas
Autor(es): Valéria Silva de Araújo, Nícia
Palavras-chave: meio ambiente; segurança do trabalho; cromo
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Valéria Silva de Araújo, Nícia; de Lourdes Florencio Santos, Maria. Galvanoplastia com cromo: diagnóstico das condições ambientais e ocupacionais em pequenas empresas. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: O estudo realizado em empresas que desenvolvem o processo de galvanoplastia com o cromo na Região Metropolitana do Recife apresenta um diagnóstico das condições ambientais e ocupacionais relacionadas à atividade. Os fundamentos teóricos sobre processos galvânicos e o metal cromo formam a base deste estudo, que trata de interações do processo com o meio ambiente e da exposição ocupacional do trabalhador, além de apresentar notas de epidemiologia relacionadas ao metal. Na pesquisa de campo foram quantificados os agentes de risco ruído, calor e iluminação nos ambientes de trabalho, além de focar os efluentes como principal aspecto ambiental avaliado, cujo limite de tolerância para o cromo total é 0,5 mg/l. Na avaliação qualitativa foram analisados os procedimentos (administrativos e operacionais), as condições dos equipamentos e as medidas preventivas adotadas nas instalações. Os resultados quantitativos foram comparados com os padrões legais aceitáveis (ruído, calor e efluentes) e normativos (iluminação). A consolidação destes resultados remete à conclusão de inobservância aos limites de tolerância legais nas avaliações ambientais dos efluentes e nas avaliações ocupacionais do ruído e do calor e de não-atendimento a parâmetros normativos de iluminância nos postos de trabalho. A repercussão do trabalho influencia a tomada de decisão dos responsáveis das empresas na busca pela adequação das condições e melhoria contínua de seus processos produtivos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5389
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2466_1.pdf1,53 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.